sexta-feira, 31 de outubro de 2014

POLIPOLARES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

As pessoas instáveis, inconstantes,
ora chovem; carregam frentes frias;
ora queimam nos climas escaldantes,
como ficam pesadas e sombrias...

Umas vezes têm mil hipocondrias,
tantas vezes parecem debutantes,
têm ataques, arroubos e sangrias
ou a calma forjada por calmantes...

Vivo bem com pessoas e mudanças,
aprendi nos caminhos, nas andanças,
na lição natural das estações...

Entretanto as matrizes ou origens
quebram nessas viradas e vertigens
de mudanças que viram mutações...

terça-feira, 28 de outubro de 2014

RENASCENÇA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O projeto eficaz e definitivo de despoluição seria um só: parar de poluir. Deixar a natureza se recompor.

GENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O próximo, o semelhante,
podem ser, perfeitamente:
o distante; o diferente...

SALOMÃO NO SÉCULO XXI

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O rei Salomão se recompunha em seu trono, enquanto batia um papo ao celular, com a presidente Dilma, do Brasil. Dilma ensinava a Salomão, algumas espertezas políticas bem mais eficazes do que a sabedoria milenar do grande rei ressurreto. 
De repente, adentram seu palácio duas mulheres. Ambas indignadas, levavam consigo uma criança recém-nascida. Uma das mulheres a segurava pela cabeça, e outra, pelas pernas. A confusão era porque ambas diziam ser a mãe verdadeira da criança que restou de uma tragédia na qual morrera outra criança, também filha de uma delas. Logo atrás, quatro soldados tentavam conter os ânimos exaltados e ninguém entendia nada por causa do grande volume de palavras proferidas aceleradamente pelas supostas mães.
"Já vi esse filme"; pensou o rei, enquanto se recompunha para que ninguém visse as suas partes íntimas sob o roupão de majestade. Salomão ficou calado, mão no queixo, como convém a um grande sábio, e de repente, pareceu também se lembrar do desfecho da história ou do "filme" parecido. Só não recordou que os tempos são outros. Estamos no século XXI. 
- Soldado! Traga uma espada! Já sei exatamente como resolverei essa questão!
Temeroso, ciente das intenções do monarca, e com a certeza de que aquilo não tinha como dar certo, o soldado, mais sábio do que Salomão, tentou adverti-lo da mancada que estava dando, mas não teve sucesso. 
- Responda uma coisa, soldado! Quem é Salomão aqui? Eu ou você?
- O senhor...
- Pois então faça o que lhe mando! Corte a criança em duas e divida entre as mulheres! Se ambas dizem que são mães da mesma criança, que se dê um pedaço a cada uma!
O soldado levantou a espada. Como não viu nenhuma reação das mulheres, o rei fez sinal para que aguardasse. Olhou profundamente nos olhos de ambas e perguntou, primeiro a uma, depois a outra:
- A senhora não diz nada?
A primeira não se fez de rogada. Ou melhor; se fez. Também encarou o rei, como se fosse uma rainha, e respondeu solenemente: 
- O senhor é meu Rei. Seja feita sua vontade.
Já um tanto aliviado, e julgando adivinhar o que ouviria da outra mulher, Salomão não pressionou. Esperou com paciência, o quanto pôde, até que a perdeu e disse, asperamente:
- Qualé, mulher? Vai ou não vai dizer?
Depois de fazer um muxoxo, a segunda se recompôs. Estava meio distraída, mas voltou a si, pareceu se consultar com os seus botões, e disparou:
- Olhe, majestade... acho que um pedaço é melhor que nada. 
Não acreditando no que ouvira, Salomão se "redescompôs": espumou, andou de um lado para outro e fez mil caretas, enquanto o soldado já se cansava de segurar a espada, em posição de carrasco. E foi o soldado quem acabou cobrando uma atitude do rei:
- Pô, majestade! O que faço com essa espada! Vai ou não vai dar a ordem? Já estou com câimbra!
Um brilho diferente, de satisfação e vingança chegou aos olhos do rei. Ele sorriu em silêncio, deu uma cusparada e reuniu a coragem necessária para mudar o fim do "filme" que já vira:
- Certo, soldado! Vá em frente! Corte as duas vacas em quatro!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MINHA LEI

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sei sonhar e saber que só é sonho,
mesmo assim acredito e me dou corda;
quem acorda e não sabe mais voltar
perde a vida por força de viver...
Reconheço a quimera, sempre a tive
como a grande verdade que me segue,
que me vive no espaço do meu tempo
e sustenta o desejo de seguir...
Minha lei é deixar que a vida flua,
ir pra lua, mentir pra ser verdade,
não ter lei, manual de como ser...
Também sei que uma sombra me rodeia,
faz a cama e seu sonho é me acordar
entre os choques reais de sua trama...

ARQUIVO MORTO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Dou ao tempo a coragem dos meus passos,
porque tenho a missão de ser quem sou,
crio laços e driblo a solidão;
não me dou ao vazio que se oferta...
Quero apenas o quanto está pra mim;
vou pro mundo que vem ao meu olhar,
lá no fim se desenha o que já é
neste mar de verdades pré-moldadas...
As receitas estão no arquivo morto,
há um porto em que todas as sucatas
contam suas histórias pra ninguém...
Forjo a rota, o destino, crio a fé
sem correr, pois a vida me acomoda;
tenho muita preguiça de morrer...

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

ESTAMPA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem é quem não se pinta na faixa do rosto;
não está nas palavras do discurso aberto;
vai além da fachada e destoa do exposto,
pois o seu conteúdo é tesouro coberto...

Abstrato e distante quem se vê tão perto;
fevereiro e dezembro vestidos de agosto;
sob traços de oásis pode haver deserto,
nosso anjo da guarda pode ser encosto...

Não espere uma essência na simples fachada;
ninguém sente o sabor da conserva fechada
nem conhece o caráter por um tom de fala...

Será sempre surpresa um detalhe que for,
uma nódoa, remorso, quem sabe um rancor
ou a doce virtude que a careta cala...

MENTALIDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca tive um mentor. Nem na mais tenra idade, quando somos suscetíveis aos comandos de quem admiramos. Em toda minha vida sempre admirei pessoas, tive meus ícones, mas não fui um fantoche dos caprichos de quem quer ter alguém para incutir seus conceitos, preconceitos e complexos dourados de virtudes.
Mentores dominam, vigiam, fazem aparas intermináveis e decidem a quem podemos admirar; quem pode ser nosso amigo e quem deve ser desafeto. Nosso gosto apurado é aquele que "bate" com os seus, e teremos constantemente que optar entre eles e alguém que os incomode com algum sinal de vida mais inteligente. Isso ocorre porque  os mentores sabem que seus soldados podem se tornar livres, ampliar seus horizontes e as relações humanas, ou se debandar para os campos de outros mentores. 
Sempre tive amigos. E  nunca tive preguiça de ser quem sou sem as escoras dos donos da verdade ou dos pontos de vista. Como nunca fui, jamais me aceitei mentor nem mestre de quem quer que seja. Prefiro ser um amigo. Dar uma dica e deixar à vontade. Apontar um caminho, se solicitado, mas deixar explícito que existem outros, e quem sabe, um melhor. Opinar, sabendo e fazendo saber que a minha opinião é humana, mesmo que técnica; e por isso, passível de falha.
Quem é meu amigo pode ser amigo do meu inimigo. Quem me admira pode admirar a quem deprecio, a quem me faz concorrência e talvez ameace o meu destaque. Se alguém me tem em alta conta, não me aproveito para engaiolá-lo e ter seu canto só para mim, seja por admiração, temor de que um dia me supere, fique livre ou caia nas garras de outro dominador de notoriedades.
Não; não tenho... nunca tive mentor... tenho mente.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

FILHOS AMADOS... APENAS AMADOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Em uma sociedade onde ninguém conhece totalmente ninguém, havemos de confiar, ter carinho e apostar a própria vida na confiança em alguém. A própria vida. Não a de um filho; de uma filha. Um ser em formação que não saberá se defender, caso a pessoa em questão não seja quem generosamente julgamos. E qualquer pessoa com bom discernimento sabe que as grandes decepções, seguidas de atos como agressão doméstica e violação vêm exatamente de pessoas acima de qualquer suspeita, pois as pessoas que não estão neste patamar já são evitadas naturalmente. Ninguém confia. 
É humana e legalmente inviável temer um pai, a menos que esse pai tenha dado algum sinal de perversidade ou apresente um histórico, mesmo fora de casa, de atitudes como essas. Mas um padrasto, não. Nenhuma mãe consciente de seu dever como tal, tanto quanto dotada realmente de amor deixará sua filha menor, nem mesmo o filho, aos cuidados desse padrasto, a menos que ele seja mesmo um pai, por adoção, e tenha motivos fundamentados para se sentir assim. Motivos como o de criar essa criança desde recém-nascida, com amor extremado e nenhum sinal, por mínimo que seja, dessas patologias que geram tanto sofrimento. Afora isto ele mesmo, se tiver consciência e for uma pessoa não suspeita, não aceitará que sua mulher ou companheira lhe diga: "fulano, fique aqui com (...), enquanto eu resolvo umas coisas.". Ele declinará. Dirá que não fica, que isso não é certo, e não terá medo de sua esposa se chatear e brigar com ele. Se tiver esse medo, eis um motivo a mais para se supor que não tenha uma boa índole. Pior ainda, se ele cobrar da esposa essa confiança, demonstrando ainda que veladamente, que deseja ficar a sós com a criança em questão.
Pode ser que a pessoa em que confiamos seja mesmo de confiança quase total; 99 porcento, por exemplo, como nenhum ser humano é totalmente confiável, mas... e aí? Vamos deixar os nossos filhos expostos, ainda que às chances mínimas de 1 porcento, de lhes acontecer algo danoso dentro de casa? Não. Uma pessoa que ama de todo o coração não fará isto. Só mesmo aquela mulher sem o verdadeiro instinto materno, e que apenas depois da tragédia irá dizer aos quatro ventos: "Meus Deus! Nunca imaginei uma coisa dessas! Confiava tanto nele!". Não haverá desculpa para tal mãe. Ela terá apostado a vida de um ser indefeso, por uma confiança que só era sua; não dele. Não teve olhos para as possibilidades, mesmo longínquas, do mal que poderia fazer.
Temos que ter a capacidade de optar entre a falta e o excesso de cuidados, nesta sociedade onde a falta, mesmo que mínima, pode cair nas malhas da tragédia. Será mais feliz a mãe que apostar no excesso de cuidados, pois terá fechado todas as portas para qualquer mal contra seu filho ou filha. Se muitos cuidados serão desnecessários, ela nunca saberá quais, ou até mesmo se todos foram. E se algum cuidado será de fato necessário, ela o terá tido na hora certa, mesmo sem saber, porque sua hora será qualquer hora. Já aquela que resolver pecar pela falta, quiçá pelo meio termo, correrá o risco de proteger seu rebento nas horas desnecessárias e não conseguir fazê-lo nas necessárias, também por não adivinhar.
No fim das contas, a máxima desta questão: preocupe-se com seu filho ou sua filha. mais do que isso: ame. Pelo simples fato de amar, você terá olhos atentos e atitudes zelosas com quem precisa de sua proteção a todo custo e a qualquer hora. Lembre-se de que filhos apenas mimados pelo nosso excesso de zelo terão chances de amadurecer, ainda que um pouco mais tarde, e mudar... já os filhos largados ou criados sem esse zelo, poderão se tornar facínoras... e facínoras, muito dificilmente se recuperam, além de quase sempre morrerem muito cedo. Pensem nisso.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

VITÓRIA DO AMOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Desta vez nos deixamos conhecer mais fundo,
viajamos um noutro e tivemos destino,
fomos tino e loucura em perfeito consenso
e deixamos o mundo se fechar em nós...
Hoje não nos roubamos de nossa vontade,
nossos medos venceram seus bichos-papões,
porque foi a verdade que cedeu ao sonho;
reagiu aos senões e nos deu livre arbítrio...
Finalmente a coragem de chegar no sim,
sem o fim como sombra; contorno; rascunho;
punho pronto pro soco na boca do ser...
Conheceste meus becos, bueiros, vielas,
conheci teus asfaltos, teus pontos de luxo,
fui o bruxo que a fada se deixou amar...

POEMA PATOLÓGICO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Resolvi escrever uma história pra ti;
para tanto evoquei o fantasma de Dante;
já montei a fornalha no abismo que abrigo,
reservei numa estante o lugar mais sombrio...
Serás livro comido por traças e fungos,
teu enredo é destino dos que não têm luz,
tua cruz é viver pra contar um segredo
que não cabe nos olhos e ouvidos de alguém...
Viverei pra que um dia não tenhas vivido,
não encontres passado nem tenhas futuro,
sejas vaga presença no escuro das horas...
Minha calma se firma na patologia
de sonhar que meu dia traz a tua noite
ou a tua versão do juízo final...

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

PASSO A VELA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Já não corro ao encontro do que sonho,
pois deixei de correr, me planto em mim,
ponho toda esperança nos meus tachos,
feito ebó numa velha encruzilhada...
Minhas pressas pediram sombra e rede;
minha sêde se mata nos meus mucos,
tenho sucos guardados na gastrite
que por ora deixou de ser nervosa...
Decidi abraçar as incertezas,
dispensar as verdades congeladas,
dar ao nada o sabor de não saber...
Quando quero tomar meu passo a vela,
sou a tela em meu quarto já minguante;
paraíso distante na parede...

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PRA GANHAR ESTE JOGO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Guardo minha resposta pra hora propícia,
quando nem te lembrares das tuas façanhas,
tenho forças estranhas que me calam fundo
e me fazem saber: meu agora é depois...
Levo as armas na mala do sonho e do vento,
no silêncio e na sombra de minha verdade;
com idade curtida em aromas e azeites
a pimenta em meu peito será mais pimenta...
Perderei as partidas no meio do jogo,
pra ganhar esse tempo, esse fogo, esse ar
que serão meus temperos de pleno revide...
Já degusto esse gosto sutilmente à margem
da viagem que faço para minha vez,
minha voz de calar teus efeitos em mim...

terça-feira, 7 de outubro de 2014

ANÁLISES DE UM NÃO ANALISTA


Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quando a Princesa Isabel assinou a lei áurea, teve lá seu mérito, mas naquele momento e contexto, qualquer pessoa, família ou grupo que estivesse no poder, teria que sancionar a abolição. Foi o mundo que aboliu a escravatura; não o Brasil. Aliás, o Brasil foi o último país do continente americano a fazê-lo. Da mesma forma, quando se começou a falar em democracia por aqui, depois dos anos de repressão política, o mundo inteiro pressionava para isso. Mais uma vez, foi o mundo que derrubou a ditadura nos países que já não podiam mantê-la, em nome das boas relações internacionais.
Também não ponho na conta dos últimos governantes brasileiros, o aumento do poder de compra da população e os avanços tecnológicos. O mundo globalizado possibilitou isso. Não há como países em desenvolvimento continuarem na idade média, embora o Brasil, em comparação com os países desenvolvidos e também em desenvolvimento não tenha registrado grandes avanços. Poderia ter acompanhado bem mais o planeta, se a corrupção não fosse tanta. Se os impostos inúmeros e altíssimos não lesassem o povo, em todos os setores da economia, passando pelo consumo obrigatório, de alimentos. Tudo para cobrir a corrupção. Corrupção, inclusive, que tem sido o maior entrave para a distribuição de renda, na visão rústica e simplória deste não economista, não analista, não cientista político, mas alguém. Alguém que anda, respira, lê, observa, tira conclusões próprias, sente os efeitos da realidade que o cerca e separa o país das estatísticas do país que vivencia nos supermercados, nas ruas e nos becos.
Triste poder de compra de pessoas que têm televisores, computadores, Smartphones de última geração, mas nem sempre têm o que comer. Quase nunca têm acesso a uma boa educação. Agonizam e morrem nas filas dos hospitais públicos. Brigam por ocupantes do poder público e por candidatos ao mesmo, enquanto sofrem as mesmas injustiças; recebem os mesmos salários minguados ou nenhum salário, pois o desemprego é flagrante; amargam as mesmas condições precárias de trabalho; vivem sob o clima da insegurança de sempre, observando-se as variações históricas; pagam os mesmos aluguéis ou constroem os mesmos barracos nas favelas.
Dentro desse poder de compra do não essencial, enquanto a comida é cada vez mais escassa e cara, os planos de saúde são cada vez mais caros e enganosos, os problemas de habitação, saneamento, emprego e educação se agravam, vivemos uma pobreza ou miséria de luxo. Uma democracia ditada, que não alcança o nosso conforto, a nossa segurança. O bem estar de cada indivíduo, em todos os itens da sua cidadania. 
Não... o país não melhorou com o Fernando Henrique, o Lula nem a Dilma. O que se alcançou de melhor nos últimos anos, quase tudo ilusório, foi proporcionado pela globalização. E a globalização não foi um projeto de nenhum deles. Quaisquer indivíduos que estivessem no poder teriam que acompanhar, pelo menos um pouco, essa vertente. No mais, observe o Brasil à sua volta, sem as influências do IBOPE, do IBGE, dos defensores ferrenhos deste ou daquele governante ou pretendente; desta ou daquela ideologia ou bandeira partidária.

PARA VÊ-LA FELIZ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

(Para Nathalia)

Busco em sua expressão as mais fluentes linhas
de alegria e leveza, um  caminhar seguro,
sem o muro de sombras que o  mundo institui
para todos os rumos de quem se procura...
Quero tempo e jornada pra lhe ver completa,
ver a luz de su´alma sobre todo o rosto,
folhear em seus olhos uma linda história;
um agosto vencido pela primavera...
Todo sonho tem asas, procure as dos seus,
há um fogo escondido, remova essas cinzas
e verá quantas brasas aguardam seu sopro...
Meu amor não aceita não lhe ver feliz;
é a lei que despacho e tem que ser cumprida;
minha vida se apaga sem a luz da sua...

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

ASSIM, NÃO ASSADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem quiser educar meus instintos de harpia;
dar à luz do meu dia seu clima de sótão;
modelar minhas asas para voos curtos,
cairá de meus surtos em plena vertigem...
Se tiver ilusão de me amansar aos poucos,
pôr coleira e corrente no meu coração,
saberá que meus sonhos são anti-armadilhas
e são anti-estratégias as minhas verdades...
Não invente uma forma de virar o jogo,
não há fôrma que amolde a natureza em mim,
sou assim, não assado por fogo de ofício...
Caso queira esse caso de acaso e soltura,
cuja lei da procura não distorce oferta,
venha simples e aberta pra fechar comigo...

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

VERBO SER

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sou essencialmente eu;
a pessoa; não o show...
creio que nasci pra ser quem sou.

CADA VEZ QUE TE VEJO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Fico assim só de olhar nos teus olhos nos meus;
dou adeus e te levo, e permaneço assim,
por um curto sem fim que só depois me chama
e derrama o vazio de já não te ver...
Quando bebo em teu rosto esse dizer profundo
que me cala e consente ficar tonto e bobo,
eu me roubo pra ti; nem preciso de mim;
vou ao fim do meu mundo e colho céus ocultos...
É assim que me flagro desde que te achei,
desde quando não sei, porque lá me perdi
sob tuas presenças e muitos adeuses...
Ao saíres da linha do meu horizonte,
cada vez que te afastas ou cumpro essa pena,
fico assim, viro ponte suspensa no caos...

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

JOÃO & MARIA


INVERSÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Eu te amo. Foi a frase mais batida que morou em meus lábios. Em alguns de meus versos. Em minha vida. Ela me seguiu por toda a adolescência, rompeu a juventude, para só mais tarde, bem mais tarde, começar a diluir... não morrer, exatamente, mas diluir.
Já maduro e bem vivido, apesar das más vivências que me carimbaram, fiquei um tanto narcisista. Justamente as más vivências, no campo dos amores, me tornaram assim: egocêntrico. Fechado em bolha. Guardado à sombra. centrado em mim.
Foi aí que o meu amor caiu em si. Reverteu a trajetória. Já deu. Hoje olho nos espelhos e vejo a frase, manipulada, invertida, me lançar mais e mais aqui dentro. Não é mais eu te amo. E não reclamo da ilusão; da estima torta que me deu... te amo, eu.