quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

VIOLÊNCIA ILUSTRATIVA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Tempos atrás, não imaginava que poderia receber um torpedo e continuar vivo. Hoje, tanto recebo quanto envio diariamente vários torpedos pelo aparelho de telefonia celular, e veja: estou de pé e nunca matei ninguém. Coisa dos tempos modernos, quando associamos a gestos, atitudes e particularidades, ideias de violência. Velha e querida violência, tão arraigada em nossas almas e difundida nos pensamentos do dia a dia.
Se resolvemos dois problemas ou questões ao mesmo tempo, esquecemos nossos discursos de sustentabilidade (pelos quais a vaca vai para o brejo), e dizemos em alto e bom som, que matamos dois coelhos com uma só cajadada. Caso idêntico acontece, ao afirmarmos que o nosso trabalho é árduo, com a metáfora de que matamos um leão por por dia. 
Tem gente que vive matando a pau (fazendo muito bem, o que faz); matando a cobra e mostrando o pau (realizando e provando que realizou algum prodígio). Também engolindo sapos (quando releva os desaforos que ouve ou as injustiças que sofre), ou deixando o sangue, às vezes couro no trabalho (porque trabalha em demasia).
Por falar em trabalho, muitos o chamam de luta ou guerra pela sobrevivência, de forma que o trabalhador é um guerreiro; como também é um guerreiro, quem insiste na busca de seus ideais. Buscar o sucesso é ir à luta, e não trabalhar ou estudar no dia seguinte ao feriado é enforcar. E quem não trabalha, vive dando facadas na família e nos amigos, o que nada mais é do que pedir emprestado aquele dinheiro que nunca será pago. 
Mas voltando ao começo desta reflexão, não se pode negar que o número imenso de torpedos enviados todos os dias pelas operadoras de telefonia celular aos nossos aparelhos é insuportável. São torpedos de mau gosto, portadores de propagandas bizarras, maioria enganosas. Isto sim, é uma violência... uma guerra sem trégua... que nos faz morrer de raiva.

NÓS


quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PECADO IMPECÁVEL

Demétrio Sena, Magé - RJ.



Só tenha calma e consinta... e se permita. Sinta os panos etéreos dessa fantasia que nos veste. Forme sutilmente comigo essa cumplicidade velada... que não podemos confessar a nós mesmos... apenas vivê-la, nos limites bem próprios do não poder.
Não tenha medo, entretanto, porque sabemos que sonhamos sem alvo. Sem nenhuma pretensão pra depois. Nossa única esperança é a de podermos manter uma esperança, costurando imagens... estilizando o que jamais avançará o campo da idealização.
Só assim nos provocamos a salvo. Trocamos desejos, com olhares secretos que ninguém sabe ler. Negociamos armadilhas ocultas em gestos dissimulados. Adivinhamo-nos mutuamente, protegidos pela própria bolha da probidade que nos rodeia.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

BIPOLAR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Teu incenso de humor
enfumaça o bom senso
numa guerra sem fim
entre o bem e o mal...

CAMPOS DE MINH´ALMA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca fui um guerreiro; prezo a paz,
mas ainda estou vivo; ainda sonho;
realizo ilusões de mundo e vida
e me ponho a caminho do amanhã...
Não supero inimigos nem os tenho,
porque vale o que sinto, e sou assim,
há um sim entre os campos de minh´alma,
que não são de batalhas e torneios...
Tenho mãos desarmadas, peço e dou,
jamais tive ou causei qualquer despeito,
sou afeito às conquistas em comum...
Não me aprazem troféus, medalhas, faixas,
caixa, rótulo, título, renome
ou pronome de fino tratamento...

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

PASSADO PRESENTE


DENTRO DA LEI

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Ao brincar de brincar amenizo esta culpa
de querer sem querer e ferir o consenso,
mastigar o que penso da chama que sinto
se lhe vejo tão perto; ao alcance da pele...
Galanteios zelosos me acodem aos poucos,
fantasias verbais entre tons bem amenos,
pra pescar um sorriso entreaberto em seu lábio;
pelo menos o cheiro da hora impossível...
Linha tênue que marca e vigia o mal gosto;
há um posto em minh´alma que me policia;
filtra gestos, olhares, inconveniências...
A criança que brinca de propor miragem
sabe quando a viagem requer meia volta;
solta o sonho igual pipa; com linha e cabresto...

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

POÇO ESCURO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Dou notícias do mundo ao teu canto sombrio;
lá nas ruas há sonhos novinhos em folha;
muita gente sorri, também chora, tem brio,
sabe quando precisa escapulir da bolha...

Tua triste visão fatalista e caolha
é do caos; do dilúvio; da treva; o vazio;
desconheces a pinga e condenas a rolha,
falas tanto em amor e teu conceito é frio...

Trago muitos recados da vida lá fora;
tem um povo que segue, desenvolve, aflora,
cai do galho no tempo de ficar maduro...

Vê a barra do céu que te nina com farsa,
pelas lendas do inferno, do fogo e da sarça
e da luz que te prende nesse poço escuro...

OPINIÕES


domingo, 15 de fevereiro de 2015

PARA SEMPRE EX


Demétrio Sena, Magé - RJ.

Qualquer ex que não se conforme com essa condição, vive à caça de artifícios para reviver o passado. Não quer assumir a realidade ou deixar, como se diz comumente, cair a ficha. Visando garantir esse videotape constante, aproveita qualquer ensejo para discutir uma relação inexistente, quase sempre com pretextos briguentos. Briguentos, mas que pelo menos garantem a manutenção da intimidade que não pode mais se manifestar por meio de afagos.
Antigos pares ou cônjuges, essas eternas criaturas apaixonadas se mantêm atuais, ainda que feito pedras nos caminhos de seus alvos. Problematizam, para sempre, antigas questões que deixaram de ser questões reais, e por isso perderam contexto. Tais ex que não se aceitam ex, inventam motivos; disfarçam gestos e vozes; inventam trejeitos... mas não conseguem mascarar os semblantes de seus corações feridos.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

NÃO AMEI

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Sei que ainda circulas entre os vivos,
pois te vejo e não sou de assombrações,
mas as minhas versões de quem é quem
te atravessam nos muros das lembranças...
Não estás no meu sótão de saudades, 
nos momentos de minhas nostalgias,
longos dias de vastos pensamentos
ou aquelas quimeras que me aprazem...
na verdade me assusta essa lacuna;
ver que nunca te amei nem foi paixão;
foste chão provisório em meu naufrágio...
Fui capaz de querer sem sentimento,
meu amor se forjou pra ter contexto
em um texto que o tempo rabiscou.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

DESTONS DO AMOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há mais raiva que as causas ou raízes,
bem mais guerras que fundos e contextos,
mais pretextos que todos os enredos
que os atestam no tempo e seus abismos...
Muita prece no ar, pra pouco apreço;
muito preço pra pouca prestação;
medo além dos presságios; ameaças;
sangue além de seus cortes e feridas...
Vejo tanto lamento e faltam olhos
para vê-lo nas suas entrelinhas;
minhas vistas procuram rosto a rosto...
Muito choro supera o sofrimento,
muito grito é maior que a própria dor;
este amor já não cabe na razão...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

AÉCIO, DILMA & CIA


Demétrio Sena, Magé – RJ.

Aécio e Dilma, os ícones atuais da política partidária brasileira, e que neste momento vejo aos abraços em uma foto que não sei de quando, trocarão quantos beijos, tapas, abraços e xingamentos forem convenientes aos seus interesses ou de seus partidos. E por favor, não incluam por conta própria os interesses do Brasil nesses desempenhos. Não existem tais interesses, embora eu vá respeitar se alguém garantir ou impuser que sim, porque preservo afetos e tenho respeito pelas opiniões divergentes. 
Os tolos que brigam país afora por políticos, partidos e suas ideologias voláteis, geralmente se orgulham de não verem novelas. No entanto, eles não enxergam que a política notória que nos rodeia é um folhetim.  Apaixonam-se pelas personagens mais canastronas dessas tramas diárias, como telespectadores comuns, e ficam cegos; fanáticos; delirantes. Tornam-se capazes de qualquer arroubo, incluindo acessos de raiva seguidos de agressões verbais e até físicas, em defesa de seus heróis ou mocinhos. Nos capítulos eleitorais a paixão fica tão à flor da pele, que muitos rompem relações românticas, laços de família ou de amizade antiga por essas personagens que não correspondem aos seus amores.

Excluindo as opiniões engessadas, quiçá formadas ou que dançam conforme a música, e mesmo assim merecem respeito, quero fazer uma pergunta: Será que Aécio, Dilma, Lula, Marina Silva, Fernando Henrique ou outros do mesmo grupo, ainda que pareçam rivais entre si, estão dispostos a substituir sinceramente nossos afetos perdidos? Ocuparão as vagas deixadas por quem ofendemos e até agredimos por não terem a mesma paixão pelos heróis ou mocinhos dos nossos contos políticos de fadas? 

SUBPOLÊMICA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A fofoca e a picuinha são as primas pobres da polêmica.

INCONVENIÊNCIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sempre tento não ser inconveniente. Mas acontece. A boa notícia para quem lida comigo, é que a minha inconveniência não se repete com a mesma pessoa. Basta um leve sinal de contrariedade, uma reticência, um olhar, palavra ou silêncio, e me percebo. Logo me afasto para sempre ou assumo completa formalidade a partir daí, se for uma convivência obrigatória por trabalho, negócios ou outros interesses em comum. Neste caso, passo a lidar como se a minha presença, por si só, já fosse a própria inconveniência.
Depois de me sentir dessa forma, não adiantará qualquer esforço futuro da outra parte, para que haja uma reaproximação. Quem sabe um reaquecimento gradativo dos laços de amizade ou coleguismo. Se me conheço e fui uma vez inconveniente, jamais correrei o risco da reincidência quando menos esperar. E para ter a certeza de que assim será, sem qualquer abalo de minha parte, fico na esperança de que a pessoa em questão seja como eu. Caso contrário, será sua vez de ser inconveniente. 

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

REFLEXÕES & REFLEXOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.



... O poema perfeito
encontra nexo
no coração do simplório
e na cabeça
do complexo.

...

... Portal do infinito.
Um arco-íris no espaço
convida pro céu.

...

... A minha história se perde
ou se apaga
sem deixar uma pista...
não tenho ponto final,
continuativo
nem de vista.

...

... Temo a cura da bipolaridade. 
O que resta é sempre o pólo pior.

...

... Para não ouvir o que não deseja,
não toque no meu ponto franco.

...

... Superei seu xeque-mate!
Este mundo é uma gangorra...
xeque-morra!

TEU LADRÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Eu te leio nas folhas dos olhos abertos,
e por mais que te ocultes nessa capa fria,
vou além dos desertos de silêncio e sombra
que me fazes olhar para nunca te ver...
Mas desfolho as verdades contidas em ti,
perambulo nos becos dos teus desenganos,
tuas perdas, os danos que te retraíram
nos desvãos de saudades ao sabor do abismo...
É assim que resvalo pelas entrelinhas;
faço minhas as mágoas que te fazem presa;
quero ser teu ladrão; escoar tuas mágoas...
Nunca feches teus olhos ante a luz dos meus,
pois de todos os breus o que mais me apavora
é perder essa hora de ler a tu´alma...

A CHACINA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Pouco tempo depois de resolver o famoso caso do tempo, os homens da lei já estão às voltas com outro. Mais parecem baratas tontas. desta vez, o caso é muito pior. Muito mais intrincado e desafiador. Uma chacina. Foram cinco vítimas em uma só investida.
Detetives alarmados investigam nome a nome de uma lista imensa de suspeitos. A imprensa faz pressão e a sociedade grita nas ruas, nas redes sociais e nas praças públicas. Todo mundo está com pressa. Quer justiça. O governo se pronunciou em cadeia nacional, exigindo resultados. Não há de ficar impune o assassino cruel que matou a saudade, a sêde, a charada, o desejo e a fome.
A polícia promete resolver o mistério, mas avisa: quando souber o nome do criminoso, não há de revelar a ninguém, para não causar uma chacina maior ainda. É que a simples revelação do nome do assassino poderá matar a curiosidade do mundo inteiro.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

DE ÁRVORES E GENTES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

... A sombra fresca e revigorante que nos enche de vida e paz, é o fruto generosamente ofertado por muitas árvores que os tolos dizem que não dão frutos.

... Uma das coisas mais difíceis para um homem é justamente aprender a ser homem.

... Só responda sim ou não.
Não me canse nem me sugue.
Se não vai me comprar, não me alugue.

D. S.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

PREGANDO PARA O PREGADOR


Demétrio Sena, Magé - RJ.

Experimente pregar o evangelho sem propagar as bênçãos divinas tanto na terra quanto no céu. Pare de anunciar aos prováveis futuros convertidos, que Deus fará o milagre da cura; do sucesso no trabalho e nos negócios. Da proteção contra todo e qualquer mal. Elimine de seus discursos a promessa do poder sobre quem conspira contra os verdadeiros servos de Deus.
Tente converter os desfavorecidos na terra, sem lhes dizer que as ruas do céu são de ouro e cristal. Que Deus lhes reserva mansões celestiais entre outras riquezas do além. Tire da sua pregação, todas as vantagens visíveis de servir a Deus, e só mantenha o contexto; a essência do amor; as promessas de paz espiritual, conforto e força interior para passar pelas provações que atingem a todos: cristãos; muçulmanos; budistas; umbandistas; ateus...
Ouse pregar o evangelho sem encher os olhos, e sim, o coração, além da consciência de quem ouve. Nada de riquezas aqui ou acolá. Nenhum poder sobre nada e ninguém. Nenhuma palavra que desperte ambição, soberba, e faça do convertido alguém que se julgue um ser humano superior. Jamais incite o preconceito, o separatismo e a hipocrisia. Tente, você mesmo, acreditar no evangelho sem atrativos, privilégios, vantagens e promoções.
Exercite o desejo de ver uma igreja composta por fiéis que lá estão por amor sincero, fé genuína e o desejo de servir. Mostre aos pagãos um Deus que realmente criou todas as coisas, inclusive o homem. Não esse Deus criado pelo homem conforme suas necessidades, conveniências, ambições e fome de poder.
Lamento por informar que as igrejas serão menos inchadas. Isto significa menos dízimos; menor poder de barganha com os políticos que trocam favores por votos de fiéis. Consequentemente, um salário menor para quem lidera, como será bem menor o prestígio desse líder no "caminho dos pecadores" ou na "roda dos escarnecedores" que viabilizam materialmente a existência da igreja, o que os torna essenciais em sua sobrevivência institucional.
Viva em paz com os seus fiéis, por esse amor; essa fé. Pela esperança na eternidade essencialmente espiritual. Um reino que, além da supremacia do próprio Deus em sua triunidade, não repetirá os privilégios, hierarquias, disputas e desigualdades sociais da terra. Palavras de um pagão. Pode acreditar.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

MEU RECANTO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quero a rede capenga de cortina
que amarrei entre os pés de jamelão,
minha mão rabiscando a terra fofa
e meus olhos quarando na paisagem...
Não me chamem pro mundo além da cerca,
só há vida na paz deste recanto,
nunca mais me despertem pra morrer
de calor, desencanto e multidão...
Amo a palma da brisa que me afaga,
que me traga e fecunda pra sonhar,
pra voar e nem ter que abrir as asas...
Esta minha mentira verdadeira
sobre a beira do céu que pousa em mim,
dorme assim que desperta o dia útil...

PAZ DE SER QUEM SOU


Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nunca me agradou essa ideia de vencer por desafio. Para mostrar ao meu redor o quanto posso e confio em providências que vão além dos meus dotes humanos. Também não me obrigo a lutar por autoestima. Muito menos por palavras, olhares de apreciação, troféus e comendas. Ganho e perco em meus desempenhos, com projetos que não são de vitórias. São projetos de vida.
Não combato, em nenhuma hipótese, aqueles inimigos de plasma ou neon, nem os mais próximos, que são de massa corpórea. Às vezes me defendo, mas não exatamente guerreio por um lugar no mundo. Sou trabalhador; não guerreiro. Vivo e creio na paz de ser quem sou. Jamais fui campeão nem perdedor. Dor dos outros não me realiza. Quero apenas o dom de me aceitar.

COISA

Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quem afirma que alguém foi ou é a coisa mais importante de sua vida, comete uma incoerência. Se foi ou é coisa, não foi nem é importante.