segunda-feira, 27 de julho de 2015

JURAS


PREFÁCIO DO QUE FAÇO

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Às vezes me sinto incomodado ao escrever sobre temas como amor ao próximo, perdão, justiça, temperança... Reconheço imediatamente que, não tão depois, posso vir a contradizer tudo isso com uma prática desumana. Um não perdoar ou pedir perdão. Com a injustiça, o egoísmo e a indiferença que deprecio em prosa e verso.
Peço ao leitor de minhas páginas, que não me abandone por causa das minhas eventuais contradições. Pode até parecer hipocrisia, mas não é. O fato é que ao escrever como quem o faz para o mundo, escrevo para mim próprio. Tento me transformar em alguém melhor, e ao mesmo tempo, contagiar mais alguém.

sexta-feira, 24 de julho de 2015

NÓS, OS LAÇOS E OS NÓS


Demétrio Sena, Magé - RJ.


Ao perceber que o carinho, a preocupação, a devoção e a presença incondicionais que você tem dedicado a uma pessoa começam a gerar desconforto, indagações oculares, e a ser recebidos como excessos, não se equivoque. Não retire os excessos. Retire tudo.
Relações freadas tendem a se tornar decrescentes, e as relações decrescentes agonizam... viram mortes lentas e silenciosas. Não vale a pena transportar o peso de um moribundo que, se dependesse do seu afeto, viveria plenamente até que a morte física impusesse o fim a uma trajetória que teria valido a pena.
Jamais implore recíprocas. Não peça esmolas de amores nem de amizades. De cumplicidade ou de confiança. Se uma das pontas de uma relação se torna esquiva, monossilábica e, principalmente, armada, quanto mais cedo a outra se render ao basta, menor será o sofrimento e mais breve a cicatrização.
Aprenda, você também, a não causar frustrações: se é para fazer esfriar, distanciar ou inibir depois, nunca deixe aquecer, estreitar nem criar empatia. Não cative, para não ser responsável. Você pode ser forte, marmóreo, blindado, inoxidável, mas muitos não são assim.

quarta-feira, 22 de julho de 2015

ALEGRIA DE PROFESSOR


Demétrio Sena, Magé - RJ.

Meu querido ex-aluno; é com satisfação e grande orgulho que o reencontro e constato que você se formou um homem digno. De bem. Admiro grandemente sua desenvoltura e a simpatia no atendimento a tantas pessoas diferentes. De culturas, condições econômicas diversas e temperamentos opostos. Venho sempre aqui, por se tratar de um espaço gastronômico democrático, ao alcance até mesmo de um simples professor como eu. Você deve ser novo nesta casa, pois é a primeira vez que me atende.
A propósito, sabe quem vi um mês atrás? Marcele; a menina endiabrada e linda que adorava beijar os meninos da classe para provocar ciúmes em todos eles; lembra? Ela também está ótima; bem sucedida como você. Trabalha honestamente. Creio que se tornou comissária de bordo. Quem não encontro faz muitos anos é o Tião Azulão, aquele menino tímido que a turma toda zoava por causa do cacoete com os olhos, mas tive notícias suas que me deixaram feliz como estou agora: ele comprou um terreno de bom tamanho, na roça, depois de receber uma ótima indenização por processo movido contra uma empresa em que trabalhou. Nesse terreno, Tião arregaçou as mangas e fez uma bela plantação de coqueiros. Fornece cocos para vários quiosques em uma praia do Rio.
Bem; agora preciso ir. Foi realmente um prazer encontrá-lo. É sempre ótimo ter boas notícias de meus ex-alunos. Saber que seguiram suas vidas com dignidade, não importa em que profissões. Com muito ou pouco estudo, muita gente se perde pela vida e julga ter sucesso, tão somente por ganhar muito dinheiro com o que faz, mesmo levando a sociedade ao caos. É o caso dos traficantes, agiotas, milicianos, sequestradores, políticos e similares. Ainda bem que vocês, ao invés disso, têm coragem para trabalhar.

PROIBIDOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Temos algo em segredo, espremido por nós,
uma voz que se tranca nas cordas vocais,
um querer que não quer, mas não sabe calar
o silêncio estridente no luar dos olhos...
Somos esta novela que não tem mais fim,
porque não desnovela o desejo secreto,
é um sim negativo que se perpetua
no concreto abstrato a situar o caos...
Sentimento que tem que não fazer sentido
e não pode ser lido na vida viável,
só nas folhas voláteis de nossa quimera...
Mas a dor monta stand nos traços tristonhos
que desbotam seus sonhos de seja o que for,
seja lá como for, impossível pra nós...

TELE(A)PATIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Porque não ligas mais pra mim,
já cheguei à conclusão
de que não ligas mais pra mim.

domingo, 19 de julho de 2015

RENÚNCIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Essa tua expressão de que o poço está fundo
e não queres a luz nem a volta pra margem,
faz o mundo pesado pra tua preguiça
de buscar os desníveis da felicidade...
Deixo a minha intenção de viver um momento
que valesse uma vida só por ser contigo,
teço asas de vento e viajo pra longe
desse abrigo soturno que te faz cativa...
Em teus ares estreitos de quem não tem ar,
teu olhar sem olhar pra nenhum horizonte
não achei o que achava que tinhas de sobra...
Tua luz foi cortada e já me rendo ao fato,
não há gato que possa repor energia,
porque dias e noites morreram pra ti...

IMPRESSÕES VITAIS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Desvãos do mundo;
visões do acaso.
O poço às vezes
parece fundo,
mas no fundo
o poço é raso.

FÉ & MÁ FÉ

Demétrio Sena, Magé - RJ.

"Deus" não proverá quem faz dívidas ou assume outros riscos pela simples má fé, ou malícia, de que "Deus proverá".

terça-feira, 14 de julho de 2015

SINAL DE ORGULHO

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Gosto mais de você do que suponho;
mesmo fria, longínqua, envolta em sombra;
nenhum sonho no espelho de seus olhos
ou reflexo algum do meu olhar...
Tenho mais do que afeto corriqueiro,
apesar de saber que o seu sabor
é amargo; seu cheiro é de vazio;
não existe promessa nesse abismo...
Qualquer dia consigo dar meu gelo
ao seu clima propício para tanto;
meu encanto precisa se quebrar...
Já me canso até mesmo do sorriso
desse aviso do fim de seus instantes;
mas me falta saber gostar de mim...

segunda-feira, 13 de julho de 2015

A FUGA DAS PALAVRAS

Demétrio Sena, Magé – RJ.


Dizia tudo na lata. Não tinha medo e limite. Jamais temeu os efeitos insondáveis de suas palavras diretas; contundentes. Muitas vezes, profundamente ofensivas... e sempre assim. Na lata. Sem eufemismos, metáforas nem rodeios, doesse a quem doesse.
No entanto, apesar de sua forma intempestiva de falar, ele tinha sempre um discurso mágico. Verdadeiro e profundo. Daqueles de fazer qualquer pessoa refletir e até mudar de postura. Era consistente no que dizia, não titubeava e jamais permitia que, fosse o que fosse, passasse em branco. Quando tinha notícias de que alguém enganara o cônjuge, abria o verbo; falava poucas; digo; muitas e boas. Ao saber que um pai batera no filho, que uma pessoa fora desonesta ou injusta com outra, ia lá. Golfava tudo. Como sempre, na lata. Sem medo, medida, meias palavras, contornos ou disfarces.
Mesmo assim, sempre foi alguém querido. Muito querido e respeitado, pois era o que dizia; o que seus discursos mostravam. Vivia cada palavra que deixava fluir. Era um cidadão honesto, verdadeiro, fiel, bom pai, trabalhador, cumpridor de seus deveres. Não havia, naquele homem, qualquer indício de superficialidade ou hipocrisia.
Mas um dia o caldo entornou. Ou as palavras entornaram. Cheio de compromissos a cumprir, e com muita pressa, o homem saiu sem ter feito com o mesmo zelo, o que sempre fazia depois de abrir o verbo sobre alguma postura inadequada: tampar hermeticamente uma grande lata, sem qualquer conteúdo notório nem palpável, que ele mantinha no sótão de sua bela e grande casa. Uma lata secreta, como era o lugar no qual nem mesmo sua esposa e os filhos entravam, e de cuja existência os parentes e amigos, então, nem sabiam. Muito menos da lata única. Sem nenhuma igual.
Foi assim que o inusitado aconteceu. Com brechas expostas, a lata foi liberando, um a um, todos os discursos e desabafos do cidadão inconformado com as mazelas do mundo. Com as injustiças e os desmandos do ser humano. Suas palavras foram tomando as ruas, invadindo ouvidos, mentes e corações, e fazendo pensar... sentir... se arrepender. Foi um dia grandioso, em que as pessoas consultaram a consciência e, comovidas, tomaram a decisão de mudar para melhor. Deixar de fazer o mal, cometer qualquer ato que pudesse prejudicar o próximo, e, por conseguinte ou extensão, o distante.
Já sabedor do seu descuido que resultou a fuga das manifestações de muitos anos, e, apavorado com o volume repentino, agressivo e tamanho de franquezas que, por sua culpa, tomaram o espaço daquela cidade, o bom homem voltou em casa, muito às pressas, e fugiu com a família. Não quis esperar pelas consequências do ocorrido que logo se tornaria histórico, não só ali, mas em todo o planeta.
Desnecessária, sua fuga. As consequências não poderiam ser melhores. Caso ficasse, o seu único arrependimento seria o de não ter dito muito antes, não na lata, mas na cara de cada cidadão, todos aqueles discursos maravilhosos, capazes de mudar tantas vidas.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

NO CÉU DO MEU CONCEITO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quando criança, tive grande admiração pelos adultos trabalhadores que eu conheci. Era fã do sorveteiro, por exemplo. Aquela roupa branquinha - pelo menos nas primeiras horas do dia -, que lhe dava enorme respeitabilidade, não era simplesmente uniforme. Não para mim. Era uma espécie de farda. Também olhava com  espanto e admiração, os operários metidos em seus macacões, rumo ao trabalho nas indústrias ou na construção civil. Nesse tempo, queria ser qualquer uma dessas figuras, quando crescesse: sorveteiro, amolador de ferramentas, operário, motorista ou "gringo". Gringo, para mim, era vendedor de roupas e outros itens ou bugigangas, por causa do senhor português que vendia de porta em porta, e assim o chamavam, naturalmente por sua nacionalidade.
Se não desse para ser nada disso, tudo bem; eu me conformaria em ser arquiteto, médico, cientista, empresário, advogado, escritor, oficial do exército, músico e até professor. Acabei escritor e professor, o que mais tarde escolhi, não porque passei a desprezar as preferências da infância, mas porque descobri no meu íntimo essas vocações, que também dão pouco dinheiro, no meu caso, mas me causam muito prazer, além do enorme orgulho... o mesmo que teria, se fosse qualquer profissional bem resolvido, por amar a profissão e ter consciência de que o trabalho é motivo de orgulho.
Nestes tempos em que a mídia só louva os ricos, famosos, poderosos e influentes, apontando-os como os únicos bem sucedidos, por causa dos grandes resultados materiais que ostentam, às vezes creio que permaneci criança. O mesmo menino que ambicionava profissões bem simples e rudimentares, reconhecendo nelas uma dignidade que hoje não vejo reconhecida nos olhos de quase ninguém. Às vezes, nem mesmo nos de quem as exerce, por ser influenciado negativamente pela visão corporativa dos meios de comunicação.
Tenho, evidentemente, meus ícones culturais e artísticos. Amo a literatura e sou fã de alguns escritores. Aprecio artes plásticas, música, filmes, novelas, outras manifestações culturais, e isso me faz admirar quem as pratica. Também admiro cientistas, desportistas, arquitetos, advogados, empresários, médicos, conferencistas, porém não mais nem menos do que aqueles trabalhadores que sempre foram meus ídolos. Continuo tendo grande admiração pelo sorveteiro, o operário, o amolador de ferramentas, o motorista, o "gringo" e todos os outros cidadãos que, só por serem trabalhadores, honestos, e saberem viver dignamente com o que ganham, são bem sucedidos... e  por essa virtude, são estrelas no céu do meu conceito.

terça-feira, 7 de julho de 2015

TEMPO DE SER GENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Faz tempo que decidi não ser uma pessoa sem tempo. Não ao ponto extremo de silenciar ou responder com monossílabos à manifestação de um amigo feliz, preocupado, triste ou solidário que me aborda, pessoalmente ou por instrumento remoto. Especialmente quando esse amigo tem consciência - e demonstra - de que provavelmente o meu tempo é curto, ainda que não seja.
Mesmo com tantos afazeres, tenho tempo de não ser esquivo; de querer saber do que se trata; de não expor meu clássico e delicado "chega pra lá" em  quem faço pensar que me é querido. Hoje quero manter quem me quer bem; quem me admira sinceramente e faz questão de uma palavra, um olhar... uma breve atenção - sem tensão -, porque isso é algo raro nos dias de hoje.
Tenho tempo de não julgar que um amigo é um chato; que um admirador não tem noção; que a demonstração de alegria de quem me aborda é algo incômodo a depender da hora, circunstância ou lugar. Desde que passei a ter tempo e medir a importância dessas pessoas em minha vida, me tornei feliz... como julgava ser, no meu falso trono de pessoa sem tempo para ser pessoa.

segunda-feira, 6 de julho de 2015

SEM SENTIDO


Demétrio Sena, Magé - RJ.


Tua sombra me afasta e dissipa vontades
que vieram comigo no arreio dos anos;
cavalguei por verdades que vivi sozinho
nos meus planos perdidos; fantasias gastas...
Teu silêncio amordaça o sentido insistente,
faz deixar de fazer no que sinto por ti,
põe a tua corrente nas asas do sonho
solitário e perdido entre os elos do espaço...
Rasgo todos os panos do que revestia
os desvãos deste afeto sem o teu olhar,
a nudez dos meus dias nesta solidão...
Pouco a pouco te apagas, te fazes comum,
perdes todo este zum com que sempre te vi
como deusa indelével de minha carência...

sexta-feira, 3 de julho de 2015

SABORES HUMANOS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Ao longo dos anos e das relações amorosas, descobri que as pessoas têm sabores distintos. Não há como explicar ou defini-los, porque gente não tem sabor de menta, coco, limão, queijo, carne seca ou salame.
Foi assim que desvulgarizei, no meu conceito, o velho vocábulo ou verbo comer, para designar uma relação sexual. E como as pessoas têm sabores distintos e gostos diversificados, cada uma come o que a satisfaz, e você não deve se constranger quando não desperta fome ou desejo em alguém específico. Esse alguém apenas prefere um sabor diferente, não identificado em seu cheiro natural, que, com certeza, provoca o paladar de muitos outros candidatos à degustação.
Da mesma forma, não se constranja com o fato de muita gente afirmar que você é gostosa - ou gostoso -, mesmo sem ter provado seu sabor. Muitos adivinham... têm um olfato muito apurado para identificar sabores, tanto quanto há gosto para tudo.

AGOSTO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Agosto pra tudo.
Até pra gostar
de agosto.

quarta-feira, 1 de julho de 2015

BLOQUEIO NO FACE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Resolvi não te achar ao abrir as janelas
da janela pro mundo e pros teus desempenhos,
teus engenhos e gritos de guerra constante
contra tudo que possa existir a favor...
Minha paz de quem sou não combina com isso,
porque meu compromisso é de passos pra frente,
meu olhar sobre o mundo é de alguma esperança
e me cansa esse pé que não sai do passado...
Deletei o teu ódio de risos e  flores,
tua mágoa de amores e tudo que brilha
e teu vício de sombras; de ranger de dentes...
Decidi que não vivo pra morrer de medo
de mostrar este medo que tenho do escuro;
quero ter um futuro sem sangue nos olhos...