quinta-feira, 29 de outubro de 2015

SOLIDÃO EXTREMA


Demétrio Sena, Magé - RJ.


Ele come almofada; poltrona; colchão;
azulejos do box, gargalos e canos;
a ardósia da pia, o vidro da janela
e também o seu rolo de pintar paredes...
Ele come até bucha de lavar vasilha;
sua pilha de roupas, os panos dobrados;
põe recheio nas mãos e logo após as come
como fosse o que sempre desejou comer...
Come o pão com manteiga, depois joga fora,
come a planta carnívora do seu jardim,
depois come o pudim que rebola na mesa...
Adoece e definha de tanto que come
sem matar uma fome que há muito não há,
por não ter com quem possa partilhar a mesa...

terça-feira, 27 de outubro de 2015

PROFANA COMÉDIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Então disse o homem: "Haja céu!" E houve céu. E tendo feito o céu, o homem viu que era bom para exercer poder sobre os outros homens, por meio de promessas fantásticas e surreais da grandeza futura que todo ser humano almeja e muitos acreditam fielmente nela, o que os escraviza.
Depois disse o homem: "Haja inferno!" E houve inferno. E tendo feito o inferno, o homem viu que era bom, para o mesmo exercício de poder sobre o outro, mas dessa vez pelo medo, a coação, o assombro, com ameaças do sofrimento futuro, eterno, que nenhum ser humano almeja e muitos acreditam fielmente nele, o que também os escraviza. E dentro do inferno, criou-se a figura de um gerente que sai pelo mundo com seu exército arrebanhando almas para o tormento.
Tendo feito o céu, o inferno, o diabo e até seus anjos, eis que o homem resolve criar um Criador, ainda com vistas ao poder. E assim faz Deus, à sua imagem e semelhança: tirano, egoísta, escravagista, intolerante, vaidoso, vingativo, ciumento, soberbo e manipulador.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

LONA DA PELE

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Moralismos não cabem na minha moral;
minhas retas são tortas, é assim que vou,
porque sou a vontade que domina os atos
e não cabe no circo das formalidades...
O que temo é ferir; é causar sofrimento;
é frustrar esperanças; destruir um sonho;
ser medonho, incorreto, manipulador
ou alguém evasivo; que não é quem mostra...
Não há plástica e tinta sobre minha essência
nem almejo a decência dos inquisidores,
a roupagem tecida pela hipocrisia...
Sou a livre mensagem da própria expressão;
coração que palpita sobre a flor da pele;
pago todas as pétalas dos meus pecados..

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PERSONALISMO E SOCIEDADE


Demétrio Sena, Magé - RJ.


Estava quieto em meu canto, e de repente alguém liga para mim. Uma entidade cultural estaria com inscrições abertas para quem desejasse concorrer ao prêmio de maior empreendedor cultural do ano, na região em que moro. Para tanto, bastaria reunir os meus trabalhos de um ano inteiro, com especificação de local, data, contexto e natureza de cada evento, ação, participação etc. Não era um concurso literário, musical, científico nem qualquer outro que premiaria o melhor trabalho, especificamente, nem o melhor projeto em qualquer área. Também não se tratava de uma escolha feita pelos organizadores, para decidir quem era o melhor profissional de fosse lá o que fosse.
Pelo que vi, não houve uma busca ou pesquisa de campo; nenhuma incursão no mundo cultural; nenhuma entrevista com terceiros, para colher opiniões, evidências de méritos e provas de atuação, sem o conhecimento dos apontados ou escolhidos. No fim das contas, não se tratava de uma homenagem natural; um reconhecimento de fora para dentro. Nada era fruto de observação criteriosa, especializada e com fundamentos relevantes. Ou seja: ninguém se deu a qualquer trabalho que não fosse o de receber calhamaços com relatórios de quem se julgasse por si mesmo, a personalidade, para que uma bancada lesse tudo aquilo e decidisse pelo maior acúmulo de dados. O currículo mais numeroso. O autoelogio mais convincente. A melhor e mais gritante apologia de si mesmo.
A que ponto a sociedade leva um ser humano: pedir para ser homenageado. Concorrer a um elogio. Dedicar dias e noites à busca de um reconhecimento que já é natural; já existe à sua volta, porque alcança pessoas; enriquece a cidade; a região; o mundo. Não precisa de placas, troféus, comendas, porque a satisfação do fazer ou a enorme alegria do ser já se configura uma recompensa. Se todos nós precisamos de algum reconhecimento pelo que somos ou fazemos, ele só é válido, verdadeiro, sincero e natural quando vem do outro; não quando sai de nós, em forma de pedido, reivindicação e disputa, para voltar como coroação de um mérito mendigado. Cavado a duras penas, com artifícios e discursos (orais ou escritos) que visam provar o quanto somos melhores do que os demais.
Gosto de saber que o que faço encanta e conscientiza. Fico feliz com o reconhecimento, até a homenagem de alguém, uma entidade ou grupo, e coleciono momentos especiais em que fui agraciado espontânea e sinceramente. Mas nunca pedi essas homenagens. A nenhuma concorri. Jamais me debrucei sobre discursos ou apologias a mim mesmo, visando objetos símbolos de superioridade sobre quem faz o mesmo. Concursos e festivais? É claro que sim. Entregar uma obra específica, um projeto e até um trabalho para ser avaliado e ter como resultado a premiação simbólica ou financeira me afirma como escritor e fazedor cultural. Mas não me peçam para pedir um elogio; uma homenagem; um endeusamento.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

PÚBLICO E PRIVADO: NA MESMA PRIVADA

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Ouvi, na escola pública em que trabalho, um colega diminuir verbalmente os professores da rede particular, com afirmações como: "se estou no serviço público é porque fiz um concurso e passei; portanto, sou mais qualificado.". Para não ser chamado ao assunto e dizer o que penso, que certamente o chatearia, saí da sala dos professores e fui planejar o meu trabalho em outro ambiente.
Não vejo assim. Não acho que o professor da escola pública ou qualquer outro servidor público seja mais qualificado que os funcionários de qualquer empresa privada, porque passou em concurso. Creio que passar em concurso público implica uma série de circunstâncias que nem sempre têm a ver com capacidade maior ou menor do indivíduo. Seria prolixo discorrer sobre as mais diversas questões que envolvem o não ingresso na máquina de um dos poderes. Uma delas é não desejar fazê-lo. A outra é a decisão de não insistir, depois de uma ou duas tentativas, não por insegurança ou frustração, mas por tranquilidade, mesmo.
Também não acho que seja o contrário; que os funcionários das empresas privadas sejam mais capacitados que os servidores públicos. Considero que de ambos os lados existem os competentes e os incompetentes; os de boa e má vontade; os comprometidos e os sem compromisso com a causa. Os que amam e dão a vida pelo que fazem, e os que não estão "nem aí" para os resultados de seu trabalho, porque não interessa o próximo. Por fim, não tenho problema em afirmar que o que leva um servidor público a diminuir um funcionário particular é o preconceito social. Tem a ver com segregação por causa da diferença de proventos e do falso status conferido por não se sabe quem ou quê ao indivíduo que trabalha para o poder público. É estatutário. 
Se eu fosse meu colega, teria cuidado ao expressar esse preconceito, para não ter que ouvir, em algum momento, máximas ou assertivas que não deseja. Um exemplo disto seria o que já ouvi, de um professor de rede privada: "o professor público só precisa ser competente uma vez; ou seja; na hora de prestar concurso. Já o professor da rede particular, se quiser manter o emprego tem que ser competente a vida inteira.". 
Como se vê, cada lado tem os seus argumentos e artifícios para menosprezar o outro.

LICENÇA POÉTICA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O poeta não tem que ser poeta
nem sereno, ajustado, cavalheiro,
quando a raiva se alastra em seu terreiro
e uma curva provoca sua reta...

Se lhe cumpre ser bárbaro, guerreiro,
o poeta não tem que ser poeta,
porque sua caneta vira seta
onde o vento provoca o seu braseiro...

Todo anjo estagia pra demônio;
o divórcio nasceu pro matrimônio
como toda ilusão se rende ao fato...

Manda o mundo pras favas ou pro inferno;
mesmo sendo sensível, frágil, terno,
o poeta não tem que ser um chato...

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FRUSTRAÇÃO II

Demétrio Sena, Magé - RJ.

No meio daquele mato
uma cobra engole o sapo
de não engolir o rato.

SOLITÁRIA SAUDADE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Sobrevivo ao silêncio, mas dói nos ouvidos;
a distância não mata; só pesa em meus ombros;
é tão sólida e próxima da solidão
que povoa os escombros em todo meu ser...
Você nunca se foi; desde quando se foi,
cada dia me habita mais fundo e presente;
minha mente, minh´alma e meu corpo a revolvem
nas caladas do sonho de voltar no tempo...
Recomponho a quimera que já foi verdade,
porque tenho saudade, a saudade me tem
sob todos os panos do que só eu sei...
Eu a conto pra mim em segredo constante,
sou estante que abriga uma história vencida
que descansa na paz do conflito só meu...

PALAVRAS


FRUSTRAÇÃO


quinta-feira, 15 de outubro de 2015

AO PROFESSOR QUE NASCEU PARA SER PROFESSOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Agradeço todos os dias ao destino, pela graça de ser educador. Arte-educador. Inserir-me nesse contexto como profissão me fez mais do que um profissional: alguém que se reconhece como quem nasceu para isso. Tenho, evidentemente, minhas angústias relacionadas a proventos, condições ideais de trabalho e as grandes dificuldades externas que acompanham nossos alunos até os espaços formais de aulas, oficinas e projetos educativos, tanto no conceito pedagógico, especificamente, quanto nos conceitos da arte e da cidadania.
Sou um professor que não dá nota. Que pode mudar, todos os dias, as estratégias para vender suas ideias e seduzir os alunos. Atraí-los para contextos mais prazerosos do que a obrigação de alcançar notas e pontos para passar de ano. seduzi-los. Talvez por isso, eu não tenha nem condições de alcançar a grandeza dos esforços diários dos professores em disciplinas obrigatórias, que têm a dura missão de preparar pessoas para o mercado de trabalho. Para disputas mercadológicas e a sobrevivência em uma sociedade competitiva e cruel, devido à falta de espaço confortável para conquistas.
Não tenho a mínima condição de avaliar precisamente a realidade total das salas de aula, mas sempre que vejo um professor de pelo menos alguns anos de profissão, admiro-o profundamente por ter atravessado esses anos, diante do que vejo. São muitos e muitos os professores que portam condições plenas de abraçar profissões muito mais rentáveis, e o fariam competentemente, mas não fogem do que escolheram, porque seriam somente profissionais. E como nasceram para ser professores, não seriam felizes se não não fossem profissionais e seres humanos, como tem que ser, mais do que ninguém, quem nasceu para ser professor.
Reitero, portanto, meu profundo respeito e minha admiração aos que trabalham com amor e sofrimento; com revolta e dedicação; com sorrisos muitas vezes salobros, porque se misturam ao pranto, mas logo se sobressaem, porque o amor ao que fazem tem sempre reserva de otimismo.
Ao mesmo tempo, meu desprezo profundo e a não admiração aos patrões da educação tanto particular quanto pública e aos cidadãos de má vontade responsáveis pelo sofrimento, a revolta e as lágrimas do professor que nasceu para ser professor.

IRMÃOS, GRAÇA E LEI

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Tenho a imensa felicidade de ter vários irmãos, e cada um deles com as características plenas de um irmão. Pessoas de quem posso abusar de vez em quando, e que sabem que também podem abusar de mim, de vez em quando.  Isso não quer dizer que não abusamos sempre um do outro, e que não há uma confusão ou outra, quando excedemos o de vez em quando. Mas as confusões logo acabam sem que ninguém humilhe ninguém por questões de superioridade, obrigação ou direito. Nada de hierarquia, porque entre irmãos não há hierarquia.
É exatamente nas confusões (que logo acabam) que vejo o grande encanto de ter vários irmãos e saber que entre nós não valem aquelas regras rígidas da sociedade que nos cerca, em nome da legalidade que muitas vezes é cruel, mesmo sendo legalidade. irmãos precisam saber que podem abusar um do outro; podem ser sem vergonha e descarados entre si, alheios à velha história do sob pena de... ou do tal de limite que tudo tem que ter. 
Já existe à nossa volta um mundo cheio de pessoas que massacram e cobram virtudes além da realidade; reivindicam direitos e impõem deveres, quase sempre na medida exata de seus egos, conveniências, ambições pessoais e comandos. Uma sociedade que estabelece guetos pela hierarquia por posses, força física ou intelectual, preferências, admirações e simpatias. Se a família, ou mais especificamente os irmãos copiarem a sociedade externa para colar no seu meio, deixará de ser família. Deixarão de ser irmãos.
Irmãos não podem viver na lei... irmãos de sangue têm que viver na graça... ou a relação se torna uma desgraça. 

terça-feira, 13 de outubro de 2015

DESEJO EMPALHADO

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Meu olhar nunca viu a passagem do tempo
em teus olhos, teus lábios e tua textura;
tua essência madura manteve o frescor
que alimenta o meu vício de ficar por perto...
Sei que os anos insistem até nos puir,
desbotar fantasias, desfazer costuras,
mas tomei esse glúten do eterno desuso
entre juras não feitas e nenhum desgaste... 
O que nunca se tem não tem data vencida;
minha vida manteve o tempero em conserva,
preservou a miragem da primeira vista...
Uma chama te aquece num banho-maria,
suaviza esse dia que jamais virá
e renova o desejo que te plastifica...

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

OS LADOS DA SOCIEDADE INFELIZ

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Adultinhos e criançonas me causam dó. Tenho a mesma sensação pungente quando me deparo com um velho de alma jovem ou com um jovem de alma velha. Em minha opinião, as acelerações e os retardos não da idade propriamente, mas da identidade do indivíduo, causam desarmonia profunda entre corpo e alma.
Não me refiro à inteligência natural da pessoa, nem aos desníveis patológicos de natureza biológica ou psíquica. Falo das distorções sociais comumente causadas por influências externas capazes de moldar o caráter ou a personalidade menos fundamentada. Essas influências podem vir dos pais que desejam ter filhos precoces quando crianças, para torná-los produtos bem sucedidos de mídia. Outros pais, que idiotizam filhos jovens, dando-lhes boa vida material sem qualquer limite ou responsabilidade.
Também se torna cada vez mais comum a exploração, por políticos, marcas e mídias, dos idosos que se deslumbram com a ilusão do rótulo de melhor idade que gera, com pouco investimento, milhões de votos, faturamentos milionários e altos índices de audiência. Tudo muito bom, mas não para os idosos tratados como bichinhos de pelúcia.
Vivemos em tempos cada vez mais fúteis; superficiais; voltados para o consumo sem critério; as aparências; a materialidade. Em um mundo impregnado por conceitos distorcidos de competição, vitória sobre o próximo e posses. Algum tipo de poder, não importa qual. Muito menos o critério de sua conquista.
Na maioria das vezes, tudo começa na infância precoce. Na obrigação de ser super. Vencer e vencer. Ter por ter. Subir a qualquer custo as escadarias da fama, da riqueza incontida e do poder. Alguns serão sempre subjugados com a ilusão de um dia subjugar. Outros sempre subjugarão ou passarão a fazê-lo.
De alguma forma, todos sempre serão insatisfeitos, infelizes e deprimidos. Uns, porque não podem comprar nada e ninguém. Outros, porque não podem comprar tudo e todos.

ÚLTIMO BEIJO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um beijo escarlate no espelho da sala;
carimbado por lábios que outrora beijei,
de quem hoje não sei por que salas e alcovas
deixa novas lembranças; futuras saudades...
Quase tomo nos braços essa nostalgia
modelada num sonho com data vencida,
numa vida que agora já não é a minha
e divide o meu mundo entre antes e após...
Esse beijo que hoje venho ver em mim,
no reflexo estático da solidão,
mostra o vão infinito entre cópia e matriz...
Dou as costas pra cara do cara que vejo,
pra não ver o desejo no vidro dos olhos
que me chamam pra ontem, mas não abrem mar...

O DIA DO SONHO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Uma vez, e depois, as imagens do instante;
viveria do selo sobre a flor-da-pele;
da lembrança, do implante no vão da saudade
que seria o tempero da vida e do tempo...
Só queria esse gosto pra levar comigo,
pra saber que senti tal sonhada emoção,
tive o seu coração a pulsar no meu peito
e morri de viver; fui feliz como nunca...
Sempre o velho desejo de não desejá-la;
revestir minha pele pra cessar o fogo;
me fechar na senzala dos instintos meus...
Mas queria o momento para ser meu marco;
ser o barco à deriva levando em segredo
esse dia embalado pela eternidade...

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

SOBRE O SACO DOS PODERES

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Nem a tal da Dilma, nem certo Aécio. Muito menos o Lula ou o FHC. Sequer a Marina, outros e outros mais. Governante algum, seja de qualquer instância. Nenhum parlamentar, pois todos são pra lamentar. Sendo assim, nenhum tucano ou petista. Qualquer partido, por mais inteiro ou partido que se mostre aos meus olhos que já sabem ver.
Não; não. Nem estes nem aqueles que, no fundo, são estes e aqueles. Do mesmo fundo. Do mesmo mundo. Do mesmo poço e do saco jamais puxado por mim. Estes que hoje brigam com aqueles, aqueles que amanhã darão as mãos a estes, todos fazem teatro e atendem tão somente às próprias conveniências... as de mais ninguém.
Quem quer atrito comigo por causa deles, quem tem o prazer de ganhar no grito as questões sobre quem rouba ou furta, quem ora, reza ou faz catimba, quem fede ou catinga nos gabinetes, perderá seu tempo. Não me disponho à indisposição com ninguém, especialmente com pessoas queridas, por nenhum desses calhordas da direita, da esquerda ou do centro. Nenhum desses vermes da sociedade nunca será o centro de minhas atenções, teses ou discussões acaloradas com o risco de perder amigos ou estremecer afetos familiares.
Deploro a burrice, esta sim, dos que se julgam inteligentes porque decoraram máximas, estatísticas, gráficos e informações tendenciosas de todas as grandes mídias (todas!) previamente manipuladas pelos interesses de todos os lados de todos os poderes.
Por fim, presto minha piedade aos que brigam, dão socos no vento, esbravejam, ironizam os mais simples, perdem tempo, estribeira e se desentendem com pessoas próximas, reais e queridas, em nome do endeusamento dessa gente... gente? eu disse gente?

terça-feira, 6 de outubro de 2015

ALÉM DO AMOR

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Entendi seu adeus e não condeno
a palavra escondida em eufemismos;
mais pra frente, outro dia, qualquer hora;
um agora esticado pra depois...
Nem julguei que faltasse o sentimento,
que nevasse no chão do seu afeto,
fosse terra e cimento sobre a história
de vivências tão fortes e profundas...
Reconheço a distância das verdades
entre nossas quimeras, nossos sonhos,
nosso dom de saudades infinitas...
É por isso que aceito seu adeus
em silêncio, segredo que desvendo,
pois entendo as razões além do amor...

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

MORRER PLENAMENTE


Demétrio Sena, Magé - RJ.


Só desejo da vida o desejo de ser,
ou a vida, o viver, o valor de seguir,
porque vida sem vida não cabe no corpo
inquieto, sedento, cheio de calor...
Quero mundo que gire de todas as formas,
quebre todas as fôrmas, respeite as escolhas,
tenha folhas em branco pra sermos autores
do passado; presente; futuro; destino...
É o excesso de leis que fabrica o pirata;
quando tudo é pecado só há pecador;
moralismo demais torna tudo imoral...
Eu desejo da vida o morrer plenamente;
lá no fim dos princípios realmente meus
terei sido meu deus no que tracei pra mim...

NOSSO EU

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um eu desmedido aqui dentro de nós,
uma câmara inflável de pura vaidade,
sem nenhuma verdade que ampare a quimera
e nos livre dos nós; dos apertos do ser...
Temos todos os nadas que brotam de tudo,
nossos gritos de guerra nos tornam mais servos,
criam nervos nos olhos e sangue na voz
cujas cordas discordam de qualquer canção...
Não fazemos sentido e não sentimos isso,
nem olhamos no espelho de nosso vazio,
nosso mero pavio da bomba do caos...
Somos maus; maus ou bons ante os olhos do mundo,
pois o fundo do poço aqui dentro é só lama
e ninguém é bom fruto; da pele ao caroço...