segunda-feira, 1 de maio de 2017

POR FALAR EM VENCER

Demétrio Sena, Magé - RJ.


Pessoas idôneas que tenham quaisquer questões com pessoas de mau caráter terão chances enormes de perder, por estarem sempre um passo atrás. É que as pessoas de mau caráter são capazes de atos e truques baixos que a ética e a boa índole das pessoas de bom caráter jamais revidarão das mesmas formas. E de formas limpas, convenhamos que nunca será fácil vencer nesses embates. 
Mesmo assim, tenho a grande loucura de afirmar que não gostaria de ser nenhum desses malditos vencedores, para não enfrentar, num tempo inesperado, a grande carga negativa de uma existência infeliz, pela caminhada cheia de sucessos infames. Uma história repleta de vitórias piratas. Uma consciência frustrada pelo fato de só eu saber que, no fundo, jamais venci nada e ninguém.
Não posso negar que durante algum tempo de minha juventude, cheguei a ter certos ímpetos de práticas incorretas, visando alcançar mais rápido meus objetivos. Por me faltar talento neste quesito, sempre me dei mal. Ainda bem. Ao recobrar o bom senso, louvei as derrotas que me livraram de grandes arrependimentos; de pesos irremediáveis na consciência que certamente me derrotaria.
O que meu coração mais deseja é que nas muitas questões mundo afora, minhas eventuais vitórias sejam sempre legítimas, por serem conquistadas com dignidade. Quero ser sempre derrotado em qualquer nova peleja que por um segundo exija uma fraude; um desvio de caráter que me leve ao golpe sujo. Sinto-me realizado por sentir que venci os impulsos de vencer a qualquer custo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário