quarta-feira, 27 de setembro de 2017

FÉ SEM PÂNICO

Demétrio Sena, Magé – RJ.


Seja forte para não deixar que o desespero e a fragilidade o levem à conversão religiosa cujo fanatismo só o tornará mais desesperado e frágil. A religiosidade – ou religião – , seja qual for, só é restauradora se o que nos conduz a ela são o amor equilibrado, a emoção racional e a ponderação de motivos. Lucidez de fé, sem o medo que busca esconderijo no remorso e na autoflagelação física, moral, psíquica e de outras naturezas.
Jamais se converta por culpa. Por se achar o pior dos pecadores, o mortal mais imundo. Não se mate por dentro nem se anule por uma eventual nova vida, e sequer adote a ilusão do fim de suas fraquezas e conflitos perante as tentações de cada dia. Muito menos acredite que você será superior aos que não o sigam em sua conversão. Nunca se torne o juiz dos diferentes. O inquisidor dos opostos. Apedrejador dos que seguem outros caminhos, conceitos, ideologias, visões e crenças. O carcereiro de sua família.
Caso o faça, só se converta para ter paz. Para sorrir de satisfação; não rir de nervosismo. Se for para ser intolerante, preconceituoso, viver com raiva da sociedade fora de seus muros e a todo instante combater demônios com a evocação frenética e contínua das divindades, é melhor não se converter. Fanatismo não liberta; escraviza. Torna o mundo pior e afasta mais e mais o céu que pode habitar nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário