quinta-feira, 2 de abril de 2015

ANTIPERSONALISMO

Demétrio Sena, Magé – RJ.

Tenho muito orgulho dos troféus; das medalhas; das comendas, taças e honrarias que não tenho. Das porcarias que nem fui buscar, quando a contragosto recebi notícias de honras aos méritos conferidos equivocadamente aos meus fazeres. Equivocadamente, porque sempre achei que os ringues, as rinhas, os concursos, festivais e torneios coubessem aos que se propõem. Este nunca foi o meu caso, não depois dos anos mais verdes, quando queria vencer ou mudar o mundo.
As lembranças que tenho dos troféus, medalhas, comendas, taças, honrarias e outras porcarias que não tenho, não poderiam ser mais gratas. São lembranças de que jamais venci, subjuguei, superei ou fui considerado superior a outro ser humano que faz, com o mesmo amor, exatamente o que faço. No que dependeu de mim, ninguém nunca sentiu o gosto amargo da comparação e o baque posterior causado por opiniões mais pessoais do que justas ou especializadas, que o teriam desqualificado.

Meu fazer literário é livre. Mesmo quando arrisco as formas fixas da poesia ou a eterna burocracia do artigo. Ao falar de minhas vivências ou das observações do entorno; do que sinto e penso e do que a vida me faz pensar ou sentir, pouco importa: sou exatamente o que escrevo, pelo menos enquanto escrevo, e não me permito ser avaliado em disputas. O meu íntimo não aceita que jurados decidam se pensei ou senti certo, na medida, melhor ou pior do que os outros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário