quarta-feira, 5 de abril de 2023

AMIZADES HIERÁRQUICAS

Demétrio Sena - Magé 


Jamais aceite que uma amizade seja como cadeia alimentar. Amizades hierárquicas falham gravemente no conceito próprio de amizade. Se você se percebe no topo dessa hierarquia, desça e se ponha no mesmo patamar do amigo socialmente mais modesto... e se você percebe que está no rodapé, procure se propor (não se impor, pois amizades não "viram mesas")... e se a sua proposta de linearidade e justiça na relação não der certo, se retire o quanto antes.

Se você, como amigo supostamente inferior, é sempre quem está proibido de não gostar de algo, se indignar ou perceber o quanto é alvo de cobrança da obediência e da gratidão pela "amizade distinta", caia fora. Não é amizade. Amigos se aborrecem, se desentendem e às vezes são injustos, em ambos os lados... no entanto, são amigos. Quando (como invariavelmente ocorre) a "amizade distinta" resolve "se desamigar" porque foi contrariada, porque o amigo hierarquicamente inferior ousou ficar aborrecido por algo, realmente não valia a pena. E na verdade, você foi demitido.

Nas hierarquias, amigos supostamente superiores demitem... por suposta justa causa. Não é o desatar da amizade. É demissão. E não era amizade. Era relação análoga à escravidão, mesmo que o "amo" fosse "bonzinho". Ao perceber a toxicidade de uma relação na qual você é o rodapé, evite o desgaste da demissão por suposta justa causa. Peça você mesmo, a demissão. Isso pode fazer o "amo" refletir sobre a importância dos outros amigos como você... e sobre como todos conseguem viver sem ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário