segunda-feira, 29 de junho de 2015

PESSOAS PESSOAIS


Demétrio Sena, Magé - RJ.



As pessoas que mais respeito não são aquelas que trato com formalidade, polidez, recato e distinção notória. Para essas pessoas - que também respeito por sociabilidade, amizade comum, negócios ou mera boa conduta -, serei sempre o cidadão esperado e necessário para que o mundo não se torne uma bagunça pior do que já é. Pessoa básica; padrão; de conduta inviolável, precisa e previsível.
As nuances do meu respeito mais profundo e original passam exatamente pela naturalidade; o descuido; a forma desarmada e crua de agir. Tem como base a confiança no outro e a certeza da confiança do outro. Dou confiança, por confiar. Sou quem sou. Desfio segredos, desconheço constrangimentos, quebro gelo e me desmancho em soltura; entrega; desnovelo; desprendimento comportamental. 
Respeito as exigências formais do respeito instituído, e sei viver em sociedade. Sei lidar. Sei conhecer com quem lido. Há um mundo externo repleto em exigências estéticas e comportamentos impessoais, desenhados para o convívio social. Mas as pessoas que mais respeito pertencem ao mundo interno que fundei para elas - e as raptei - para transformá-las em pessoas pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário