segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A POESIA É O POETA

Demétrio sena, Magé - RJ.

Nenhum poeta em essência; em essência, mesmo, e não por formalidade ou ofício deve temer nem aceitar a ideia de fazer poesia errada. Não existe poesia errada, seja ela soneto, haicai, trova, terceto, aldravia, o chamado poema livre ou marginal.
Que nenhum pretenso deus das letras confunda o verso clássico de pé quebrado com o não verso. Sonetos fora de métrica, mesmo assim serão poesias, e vale o mesmo para qualquer outra modalidade fixa que por ventura fugiu à regra ou à ditadura. E ninguém confunda versos brancos com versos em branco.
Poesia é sentimento, e não se pode afirmar que alguém errou na expressão do que sentiu. Só quem sente sabe a forma, profundidade ou fôrma do que sente. Além do mais, nenhum ser humano deixa de ser humano por haver quebrado a perna, o braço, a costela. Ninguém é alienígena porque nasceu diferente.
A cada dia que vivo e faço versos, reconheço mais e mais a poesia como legítima expressão das emoções humanas...

... Ao mesmo tempo, deploro as academias de letras tão semelhantes às de musculação que induzem ao uso de silicone ou anabolizante, pela propaganda enganosa de que apenas os corpos mais esculpidos correspondem à ideia de saúde perfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário