quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

VIVER E NÃO TER VERGONHA - NEM MEDO - DE SER QUEM É

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Hoje, minha sobrinha Vanielle Bethânia comemora seu aniversário com um sarau. Um aniversarau. Ela é uma jovem cantora, que por onde passa deixa encanto por sua voz, a presença e palco e um desempenho sutil, que vai crescendo à vista de todos, e hipnotizando-os. Depois de suas apresentações, o primeiro aplauso na plateia serve como aquele estalar de dedos que tira o paciente da hipnose. Seguem-se aplausos efusivos e comovidos, de gente que pede mais. E a Vanielle ainda conta com o luxo de ter como músico de sua banda o Vandré, seu irmão, que é cúmplice na hipnose, com um jeito único e sobrenatural de fazer com que os instrumentos musicais obedeçam ao seu comando.
Se há - e é claro que há - o mérito de meu irmão Antonio Sena na trajetória de ambos, pois ele criou seus filhos ouvindo-o cantar e o acompanhando em suas composições, há também o grande mérito da Vânia, mãe, que fez questão de apresentá-los às múltiplas formas de capacitação musical. Do Antonio, as crianças herdaram a inspiração. Pelas mãos de Vânia, foram conduzidas às técnicas indispensáveis a uma carreira.
Prestar atenção nos filhos e incentivar de modos adequados os seus gostos e vocações é a maior demonstração de sensibilidade e sabedoria dos pais. Muitos impõem aos filhos caminhos opostos, visando sucessos profissionais com que os mesmos não sonham, e tantos outros exageram nas formas com que empurram os filhos para o que eles parecem desejar, mas pode ser um engano. O correto é observar, ajudar a seguir, estar sempre dentro das permissões dos filhos, para que o futuro não venha a surpreender pela infelicidade do sucesso financeiro com o que não dá prazer, pois não era o que se queria. Vanielle e Vandré, além de serem músicos, são professores. Eles escolheram tanto a música quanto o magistério, e foram livres para seguir seus caminhos, com o apoio e o auxílio dos pais, cada um dentro de suas formas e capacidades específicas de ajudar. 
É com grande felicidade que vejo, dentro de minha família, jovens que decidem seus rumos e não se perdem do que sonham, independente dos resultados financeiros, pois o que buscam acima de tudo é a realização pessoal. Gostam mais do que fazem que dos resultados do que fazem, que serão bem vindos, se vierem sem que haja qualquer necessidade de aviltação. De rendição a sistemas e grupos fianceiros que desprezam qualidade, ideologia, sentido, sentimento e razão. Grupos que só querem dinheiro; muito dinheiro. 
Já ouvi inúmeras vezes, pessoas indagarem o porquê de Vanielle não se inscrever em um desses Realitys musicais de televisão, e sempre que pude, respondi: coerência. Percebo que ela não gosta, critica, e por isso é criticada, mas enalteço a coerência de quem vive o que prega; age de acordo com as próprias palavras e os pensamentos expressos publicamente. 
Tenho grande orgulho de presenciar, mesmo à distância, pois não moramos perto, a maturidade de meus sobrinhos e a integridade que os faz valorizar a essência do que existe. Tratam cultura como cultura; arte como arte. Separam dinheiro e sucesso econômico da beleza do que pensam e fazem. Não se importam com o fato de que o caminho fica mais difícil dessa forma e se desafiam a ficar íntimos da dificuldade compensadora lá no fim, quando seu produto cultural, artístico e humano se revela autêntico; indiscutível; contundente. 
Tenho outros sobrinhos e sobrinhas, ainda mais jovens, além de minhas filhas, que já entendem ou começam a entender a importância dessa autenticidade para viverem bem, não para os outros, mas para si mesmos, e como resultado se refletirem nos outros; em especial, os filhos presentes ou futuros.
Imagino a felicidade de Vanielle quando se iniciarem, hoje, as apresentações musicais e literárias de seu aniversarau. Eu queria muito estar lá, e me penitencio por não poder, mas espero que este texto me represente, porque ele representa a verdade que vai em meu coração. 
Parabéns, Vanielle. Parabéns, Vânia e Antônio; parabéns a toda a família que serviu e serve de base para uma criação tão bem estruturada. De alguma forma estarei presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário