segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

PRECONCEITO SUSTENTÁVEL


Demétrio Sena, Magé - RJ.


Fosse um desses aristocratas equivocados e aquém do tempo, que ostentam preconceito social contra o meu amigo Bastião, eu não ficaria nada orgulhoso com o seu silêncio absoluto. Digo isto, porque lido diariamente com Bastião e conheço a sua dignidade; seu brio; sua profunda segurança de quem é. Ele não se cala por subserviência, medo nem acomodação hierárquica.
O próprio Bastião já me confidenciou que, se um dia viesse a protestar contra esse tipo de comportamento, que decididamente não o afeta, cometeria um ato hipócrita. Mais ainda, se ele considerasse a hipótese de acionar judicialmente um desses pobres coitados, como sempre classifica, por alguma demonstração velada e que não lhe causasse o menor dano. 
Seguramente, qualquer um desses portadores de preconceitos vencidos teria bem mais motivos para levar o Bastião aos tribunais, do que o próprio Bastião teria para levá-lo. O preconceito que o meu amigo tem - não pela condição social, mas pela pobreza de alma e caráter dessas pessoas - é muito mais profundo que o preconceito delas contra ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário