quinta-feira, 13 de junho de 2013

A HOMENAGEM

Perguntei ao espelho com que roupa iria, vacilei, mas fui. Cabelos longos e mal cuidados, camisa e calça puídas, tênis roto. Eu era somente um garoto ingênuo, das ruas, com milhares de poemas misturados às caspas entre a cabeleira. Mesmo assim dona Janete, a diretora daquela escola pública estadual resolveu me homenagear publicamente por causa dos meus poemas.
Quando cheguei ao auditório, dezenas de alunos do então segundo grau me aguardavam atenciosos, tendo à frente uma grande mesa forrada com um pano branco. Atrás da mesa, vários assentos dispostos formalmente. Um deles, em destaque, fora preparado carinhosamente para mim.
Seguiram-se as palavras de apreciação da dona Janete, mais alguns professores, depois comecei a recitar poemas. Sempre tive facilidade para decorar textos, mesmo sem tentar. Quando leio ou escrevo algum que me agrada muito, acabo decorando e não sei como. Acho que fica em minha mente, feito memória fotográfica.
Foi meio a contragosto que me deixei levar ao evento. Sempre fui muito encabulado para homenagens. Acho exageradas as palavras de apreciação. Parece que os homenageados são pessoas de outro mundo. No entanto, como se gosta muito de homenagear famosos, influentes e ricos, vi que aquela homenagem era sincera, pois eu não era, como não sou nem pretendo ser famoso, influente ou rico.
Depois do recital, o momento: a medalha, o discurso, flores, coquetel... ganhei sorrisos, abraços, olhares e aplausos. Com o decorrer de tudo fiquei à vontade, pois as pessoas da plateia eram tão simples como eu, e porque tive a chance de me juntar a elas para mostrar que não era um ídolo.
Ao longo da vida, como escritor de pouca venda e sem grandes mídias, não tive muitas homenagens. Nem quero tê-las formalmente, porque já me sinto bastante homenageado com os poucos leitores e as muitas amizades que tenho. Mas devo confessar que aquela homenagem simples, despretensiosa e sincera de uma educadora capaz de ver além das aparências, do que veste ou paramenta uma pessoa, nunca saiu do meu coração.

Um comentário:

  1. Existem coisas que ficam guardadas pra sempre em nosso coração atitudes e carinho que se eternizam em nossas vidas.
    Beijos
    Joelma

    ResponderExcluir