quarta-feira, 29 de maio de 2013

INIMIZADES BEM-VINDAS

Considerando as razões que levam os políticos de minha região a se tornarem meus inimigos, posso dizer que me orgulho das inimizades que tenho. Vexatório seria concluir que os seus ideais (os verdadeiros e ocultos) casam com os meus.
É bom saber que a ignorância me rejeita. Que a corrupção se esquiva de mim. Que a mentira tem medo dos meus olhos e a hipocrisia se sente nua, desmascarada e sem chão, quando se depara com a minha intransigência. Com a intolerância que não consigo disfarçar por interesse qualquer.
Sempre que dou a um desses políticos a chance de provar que é um cidadão decente, a sua má índole acha uma forma de virar o jogo e se melindrar com franqueza exposta. Quando acha que a transparência que lhe peço é um jogo duro demais, recolhe as cartas marcadas de sobre a mesa, e faz dessa mesa o esconderijo pretensamente perfeito para nunca mais se flagrar no espelho de minha expressão.
São muitos, os defeitos que tenho. Incontáveis, até. Sou turrão, tenho manias não louváveis, comportamento bem longe do convencional, cometo erros imperdoáveis... mas não engano a comunidade. Não sonego aos jovens de onde vivo, atalhos para o conhecimento. Não boicoto o fazer artístico local... a manifestação genuína de nossa cultura. Nem manipulo receitas públicas ou acontecimentos comunitários de acordo com interesses estritamente pessoais. Jamais negocio com a mentira.
Costumo dizer que não me julgo melhor do que ninguém. Reafirmo esse dizer, mas quero salientar: quando faço tal afirmação, me refiro a cidadãos comuns. Deixo de fora os políticos... pelo menos os políticos de minha região.

Um comentário:

  1. Meu querido se assim fosse apenas com os políticos de sua região, muito simples tiraríamos vc daí, mas como fazer com toda a população nacional? será que é por isso que querem tornar Marte um planeta habitável? rsss
    beijos
    Joelma

    ResponderExcluir