terça-feira, 11 de dezembro de 2012

UMAS E OUTRAS DO NEM

O Nem tem um jeito especial de lidar com crianças. Mas ninguém imagine um Nem meloso, com voz de falsete ou atendendo a todos os caprichos dos pequenos. Ele sabe dizer não, ser firme, corrigir se for caso, mas tudo isso fica em segundo plano, para quando é caso, pois o Nem é criança. Uma criança quarentona, com todos os ingredientes de alegria, espontaneidade, franqueza e transparência próprios da infância.
Por causa desse carisma e da perfeita identificação com os pequeninos, o Nem vive cercado por seus muitos sobrinhos, filhos dos irmãos que moram próximo, além do filho, Zidane.Também vive cercado pelas saudades dos sobrinhos que moram longe, sempre desejosos de voltar a vê-lo. Todos gostam das gargalhadas sonoras, das brincadeiras fora de hora e contexto e das mais diferentes bagunças que o Nem apronta.
Algumas dessas crianças cresceram, estão crescendo, e com elas o amor pelo tio que sempre lhes deu apelidos, diversão, mas também conselhos e os mais convincentes exemplos de homem honesto, responsável, trabalhador e fiel aos seus compromissos.
Os mais velhos também o amam, porque o Nem que põe apelidos, faz escárnios, diz as mais inusitadas besteiras e às vezes tem suas rabugices, é o mesmo com quem todos podem contar a qualquer hora. É o mesmo Nem que traduz nos olhos uma ternura imensa; um amor tamanho ao próximo; especialmente os bem próximos que por sorte somos nós; os irmãos, sobrinhos, amigos e afins.
Recentemente, o Nem passou por duas cirurgias bem delicadas no único rim que possui. Tivemos medo por ele. Muito medo. Mas tudo correu bem, talvez em grande parte pela corrente de amor que circulou em seu redor. Também tenho certeza de que a nossa mãe, que amava tanto suas molecagens cuidou dele, não sei como, do plano especial em que hoje vive.
Na verdade as coisas correram tão bem, que três dias depois da segunda cirurgia o Nem ligou para mim, com a cara de pau que a natureza lhe deu, para dizer que já estava recuperado e tinha feito até sexo. Nosso irmão é incorrigível. Docemente incorrigível. É assim que o amamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário