sábado, 7 de março de 2020

UMA NOVA ILUSÃO - BICHO REI - VERBO NAS VEIAS - MENSAGEM DE AMOR


UMA NOVA ILUSÃO
Demétrio Sena - Magé
Não faria metade, ou mesmo além,
do que fiz na passagem dos meus anos;
minha vida seria mais verdade;
menos danos por sonhos insensatos...
Viveria os amores, não mais casos,
eu seria feliz o tempo inteiro,
apesar dos meus tombos; as tristezas;
meu canteiro de planos impossíveis...
Nunca mais causaria sofrimentos
ou teria momentos cujos preços
me fizessem pagar até meu fim...
É por isso que chamo a outra margem,
só me deito pensando em acordar
na viagem de volta pro começo...


BICHO REI
Demétrio Sena - Magé
Uma sombra se arrasta, nos toma sem trégua;
o país ronda o caos e nos leva consigo;
não há régua capaz de medir os desastres
que rabiscam seus traços em nossa verdade...
Há um bando nos tronos; essas bundas sujas
chocam suas mentiras de afundar o povo,
têm um ovo que gesta futuros rasgados
feito pano que a vida transformou em trapo...
Essa gente que apoia compõe a quadrilha;
uma pilha de servos que brincam de preces
e fomentam a guerra contra os que resistem...
Bicho rei dos escombros da maldade humana
rege sócios e ratos, anjos de festim
que dirão sempre sim às versões do poder...


VERBO NAS VEIAS
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Quem quiser meu silêncio saberá depois,
que o silêncio protesta não importa como;
vem aos olhos, ao cromo das maçãs do rosto,
ao suor que não brota por temperatura...
Não me calo nem preso, com densa mordaça,
cada grito soado ecoa nas memórias,
na carcaça do tempo em que não fui contido,
nas histórias que um dia se ataram à minha...
Tenho sangue nos pulsos e verbo nas veias,
lanço teias nas sombras das noites caladas
onde as tramas da guerra se vestem de paz...
Meu silêncio vai ser o suspiro final;
minha voz é fanal que alumia os meus passos,
porque sigo as pegadas do meu coração...

MENSAGEM DE AMOR
Demétrio Sena, Magé - RJ.
A mensagem de amor não devia ofender;
venha ela do luxo, do lixo e do nada;
seja dita, cantada, na prece ou no samba,
nos terreiros e templos de todas as crenças...
Que ninguém privatize o teor da mensagem;
constitua tarifa, pedágio, franquia;
forje guia, boleto, CNPJ
ou milícia litúrgica; bando; cartel...
O amor não se torne um torpedo secreto,
mandamento e decreto que as "bocas de fé"
adulteram; traficam nos vãos do poder...
Ninguém ache que o dom é de púlpito e trono
e tem dono, capanga, direito autoral;
a mensagem de amor não é marca e patente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário