segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A VIDA EM ORDEM CRESCENTE

 Demétrio Sena - Magé 

Em uma de suas tantas belas composições, Frejat disse que toda dor tem prazer e medo. De minha parte, observo que algumas vezes o prazer tem dor e medo. Nesses casos, primeiro vem o céu, depois o abismo sob os pés. Mas o certo e saudável se concretiza quando a dor vem primeiro, para que o depois se apresente como recompensa. Ter prazer e depois pagar um preço amargo, não é o que nenhum ser humano espera.

O mel não pode se antecipar ao fel. O desespero deve progredir e se tornar esperança. O pagamento é a coroação do trabalho... a realização se opera como flor e fruto que o sonho alcança. Não vale a pena viver, se a ordem é decrescente... se o gozo involui para tesão... se o mel se transforma em fel... a esperança em desespero... se o salário vem antes do trabalho e a realização se torna sonho. Viver nessa ordem significa, lá no fim, morrer duas vezes. Quanto ao medo, que ficou para trás, ele é bom no sentido que nos impulsiona, e sendo assim, não está no contexto de seguir ou voltar... é constante; parceiro; conivente.

Quando nossa vida não é violada por nós mesmos, por outro alguém ou pela própria natureza, não tem como ser decrescente. Se a morte chega realmente no fim dos nossos tempos vividos em plenitude, não é preço nem consequência. É a conclusão natural do curso, do ciclo e da composição existencial. Culminância e não descida. Até lá, o que nos cumpre é gradativo, jamais degradativo. Se já nos faltam forças para ir do inferno ao céu, reconheçamos os nossos limites e saberemos como não ir do céu ao inferno. 

Que a dor sempre tenha prazer e medo. Não o prazer medo e dor. Vivamos pela recompensa ou satisfação pessoal de reconhecer que a vida já deu. Não peçamos empréstimos ao sobretempo, que nos cobra juros extorsivos. Só a vida crescente faz valer o tempo vivido, pelo menos até quando nada importe, porque já tivemos "nosso próprio tempo", tão bem exposto pelo inesquecível, querido e genial Renato Russo.

...   ...   ...   ...

Respeite autorias. Isso é lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário