sábado, 4 de março de 2023

SER POETA

Demétrio Sena - Magé 


Sempre me acusaram de não ter ambições. E sempre o fizeram justamente. Não tenho mesmo ambições. Tenho sonhos. Isso não sinaliza, em mim, qualquer forma de condenação às ambições humanas, desde que não sejam danosas ao próximo mem à natureza - o que dá no mesmo -, e sim porque não tenho estrutura para ser ambicioso. As ambições exigem arrojo, rota e sacrifício desmedidos. Provocam renúncias e nos fazem romper limites importantes dentro de nós.


Escolhi ser apenas um sonhador, porque isso convém à minha natureza de poeta. Sonhos dão asas, mas acalmam ventos. Abrem os horizontes, porém nos ensinam a planar, quando o voo já nos mutila. Não somos capazes de qualquer sacrifício pessoal por um alvo nem daquelas escolhas escarpadas e tristes que um dia cobram caro da alma. 


Vencer nem sempre nos faz felizes. Há vencedores frustrados, porque a vitória exigiu além de suas forças físicas e/ou emocionais, de sua saúde ou algumas vezes além da consciência e da ética, mesmo sem crime ou ilegalidade. Fracassar nas ambições faz a trajetória inteira não ter valido a pena. Quanto aos sonhos, não há fracasso, porque sonhar é a própria realização... é compensador ser poeta.


...   ...   ... 


#respeiteautorias Isso é lei

Nenhum comentário:

Postar um comentário