quarta-feira, 28 de agosto de 2024

CONVERSÊ BÍBRICO

Demétrio Sena - Magé 


Na longa fila do banco, a conversa entre dois idosos evangélicos, aparentemente conhecidos um do outro, estava bem animada:

- Paz do sinhô, irmão! Faz tempo que nóis não se vê!

- A paz, irmã! Sube que a sinhora tá com netinho novo! É home, né?

- isso, irmão! É um varão abençoado!

- Qual é o nome dele, irmã? 

- É bíbrico, irmão; quero vê se o sinhô adivinha!

- Hum... é Jusé? Sadraque? Abidinego?

- Não. Vô dá só uma dica. É o nome da pessoa que botô os animá na arca de Noé!

- Aí a sinhora já disse! O nome dele é Noé! 

- Noé? Não, irmão! O nome dele é Abraão! Foi Abraão quem botô os animá na arca!

- Não, irmã; foi o Noé mermo; ajudado pela famía!

- Nada disso! Eu sô professora da escola dominicá! Sei o que tô dizeno!

- Irmã, me adescurpe; mas acho que a sinhora tá inganada...

Foi, não foi; não foi, foi; parecia o poema OS SAPOS, de Manuel Bandeira. O diálogo foi esquentando, com ambos querendo saber mais que o outro, até que um senhorzinho franzino, enfiado em um terno laranja e com cara de veterano em assuntos "bíbrico" resolveu entrar na questão.

- Os sinhores me adescurpe; mas os dois tão errado. Não foi Abraão nem Noé quem botô os bicho na arca.

- Uai; mas entonce quem foi, se não foi nenhum deles? - Perguntou a mulher, com ares de muita indignação.

- É, eu tomém quero sabê; proque agora fiquei na dúvida. - Desafiou o outro.

- Foi Pilatos, meus irmão na fé... ocês tomém são invangélico, num são?

- Somo sim. Somo - Respondeu a mulher -; mas fala, irmão. Eu nunca sube dessa; que foi Pilatos quem botô os bicho lá.

- Eu tomém não; mas o senhô tem arguma prova? Prova mermo? Bíbrica? 

- Os dois pense comigo: quem a Bíbria disse que lavô as mão? Num foi Pilatos?

- É; isso foi, mas... - A mulher tentou questionar.

- Pois entonce, meus irmão! Se Pilatos lavô as mão, foi proque as mão ficô tudo suja, de tanto animá que pegô!

- Agora o sinhô pegô nóis.
...   ...   ... 

Respeite autorias. É lei 

Nenhum comentário:

Postar um comentário