domingo, 29 de junho de 2025

AO PREGADOR DO AMOR AO PRÓXIMO

Demétrio Sena - Magé 

Sabe quem é o próximo, pregador do amor ao próximo? É quem vive na sua casa, sua rua, cidade, estado, país... o seu planeta. Sabe quem é o próximo, pregador do amor ao próximo? É quem pensa, vive, acredita, vota igual e diferente de você. Quem frequenta sua igreja, uma sinagoga, mesquita, um terreiro... quem não professa nenhuma fé e quem não acredita em nenhuma divindade.


Sabe quem é o próximo, pregador do amor ao próximo? É a pessoa branca, negra, vermelha ou amarela como você. O hétero, gay ou bi como você é. Seu próximo é o pobre; o rico... é o magro, é o gordo, baixo, alto... considerado feio; bonito. O bom; o mau. Quem respira, suspira, chora, ri, faz tudo, algo, nada que você faz. Seu próximo, pregador do amor ao próximo, é o ser humano. O mais próximo, menos próximo, distante, porém o próximo. 


E você sabe o que é o amor, pregador do amor ao próximo? Não sabe... sei que não sabe. Sei também que não sei... mas do que tenho certeza, pregador do amor ao próximo... é que o amor, especialmente o amor ao próximo, não é o que vejo em seus atos, apesar do que você prega... nem o que vejo em suas palavras, quando você não está pregando sobre tudo aquilo que você só prega. 

...   ...   ...

Respeite autorias. É lei

terça-feira, 17 de junho de 2025

VAMOS LEILOARTE


Demétrio Sena 

Moradora de Guapimirim, a artista plástica Sônia Monteiro é detentora de um acervo incontável de obras que ela produziu por longos anos. Sônia se confunde com a própria criação. A artista sempre disponibilizou seus quadros, suas esculturas e instalações para mostras país afora, e com esse desprendimento, levou encanto, reflexão, aprendizado e horizonte a milhares de pessoas, em sua cidade, Guapimirim, e na cidade vizinha, Magé, onde a artista atua com frequência. 

Sônia fez (e faz) oficinas de artesanato, pintura instalações em escolas da rede municipal de cidade. Milhares de alunos do ensino fundamental de Guapimirim já tiveram acesso a essas oficinas e os resultados têm sido surpreendentes. As oficinas mesclam técnica e afetividade, porque a artista se recusa a ser fria; puramente pragmática. De suas obras, muitas ficaram no caminho, vendidas para colecionadores, admiradores, museus e muitos outros espaços para exposições de artes.

Das muitas outras obras, a Sônia quer leiloar boa parte. Quer que outras pessoas possam obter seu trabalho a custo mais acessível do que nos ambientes formais. O leilão de Sônia está marcado para o dia 12 de julho deste ano, sábado, em seu sítio Recanto das Artes, no bairro Vale das Pedrinhas, do Município de Guapimirim. 'Vamos Leiloarte" vai ter início às 14h, com exposições paralelas, apresentações musicais, recitações literárias, gastronomia e outras atrações.

O Sítio Recanto das Artes fica na Rua 21, número 412, no bairro Vale das Pedrinhas, de Guapimirim. Acho que a cidade merece tantos eventos nos campos da arte, da literatura, da cultura como um todo.

sábado, 14 de junho de 2025

DE OPRIMIDOS E OPRESSORES

 DE OPRIMIDOS E OPRESSORES

Demétrio Sena - Magé 

Ninguém deveria ficar bêbado, ou deslumbrado, com nenhuma posição na sociedade. Nem com o topo. Mas fico assustado com o quanto algumas pessoas ficam inebriadas com a possibilidade mais ínfima do topo. Nos primeiros degraus de uma independência ainda pseudo, porque essas pessoas ainda estão trabalhando feito loucas, para terceiros ou para si mesmas, tem início uma virada bizarra de chave. Se antes era oprimido, imediatamente o indivíduo começa a oprimir o outro que está pertinho dele; um ou dois degraus abaixo, como se um estivesse no céu e outro no abismo, sem nenhuma chance de ascensão. 

Sim, do que mais trato aqui, é daquelas pessoas que não nasceram em ninho de ouro e conhecem bem de perto ou bem de dentro, as mais duras realidades sociais. Mesmo assim, ao experimentarem a convivência em patamares sociais um pouquinho mais elevados que sejam, iniciam uma escalada de vingança não contra quem os oprimia, e sim: contra quem passa pelos mesmos constrangimentos, vivencia as mesmas "situadas", injustiças e rasteiras sociais que elas vivenciaram... e ainda vivenciam, por parte daqueles que já estão um pouco ou muito acima, nessa escalada... ou nessa "escada".

A opressão pode fluir de formas diretas e contundentes. Também de formas muito veladas; até simpáticas e risonhas. Até em supostas inclusões, para "lá dentro" deixar evidente a exclusão. Inclusive em convites especiais, para no momento oportuno situar. Fazer o convidado sentir, de uma vez por todas, que ali não é o seu lugar. Ou sua turma. Ou sua praia. Tudo com um exibicionismo direto ou disfarçado (porque muitos não querem nem que os seus iguais percebam sua soberba; seus iguais, que também disfarçam, cada um, a própria soberba). Hipocrisia das denominadas altas rodas, às vezes nem tão altas. 

Chega o ponto em que não existem amizades. Apenas hierarquias. Nem admirações, e sim, trocas de bajulação. Quem quiser se manter em sociedade precisa fingir para o degrau abaixo, pois é raro viver sem ter a quem "olhar por cima" e, por outro lado, bajular o degrau acima. Considerando o poder de consciência do que faz, o ser humano é a pior espécie da fauna. Ou de toda a natureza. Todos os dias, exerço lentamente o desapego à visibilidade. Faço arte, literatura e preciso sobreviver. Tirando a carência específica de sobrevivência íntima e fisiológica, vivo longos períodos de ostracismo social.

Ah; e tenho, sim, algumas relações afetivas não hierárquicas totalmente fora de todo este contexto.

Guapimirim, 05/06/2025

...   ...   ...

Respeite autorias. É lei

quarta-feira, 11 de junho de 2025

PSICANÁLISE E PSICANALHICE

Demétrio Sena - Magé 


Existem as faculdades de psicanálise. Tenho informação de que no Rio de Janeiro, somente a UNIRIO tem essa formação. Mas existem os cursos para quem tem preguiça de faculdade, além da pressa de se auto intitular psicanalista, mesmo sem ser. Cursos não qualificados, que não fazem de ninguém um profissional de verdade.

A Grande maioria desses cursos está nas igrejas, onde aluno, em vez de aprender psicanálise, vai aprender aconselhamento pastoral e direcionamentos corporativos religiosos. No fim das contas - mas todo mundo quer pagar suas contas com facilidade -, uma fraude. Fraude que tem ajudado muito malandro a se dar bem e muitos desavisados a se dar mal, comprando gato por lebre nos consultórios abertos da noite para o dia. Igualzinho à formação relâmpago nos fundos de templos religiosos.

Com base nessa realidade, aqui vai um conselho, para o caso de você desejar ser um psicanalista com formação fundamentada: vá tomar conhecimento da psicanálise verdadeira, em uma universidade. Se não quiser tomar esse conhecimento na universidade, o problema é seu. Neste caso, por sua conta e risco, vá tomar no curso! 
...   ...   ...

Respeite autorias. É lei 

segunda-feira, 2 de junho de 2025

CARÊNCIA REBORN

Demétrio Sena - Magé 

O que menos vejo em supostas mães de bebês reborn é motivo para rir. Tal assunto é sério; de saúde pública. Oposto aos que levam para o campo da personalidade, este leigo em assuntos de saúde ou doença emocional não teme dizer que há muita gente íntegra, de boa fé, culta, inteligente que está apegada aos bonecos como se a filhos e até netos.

Se não tenho diagnóstico médico para esse caso, posso pelo menos prescrever uma receita humana capaz de ajudar um pouco a essas pessoas. Ela concentra em sua fórmula, ombro amigo, atenção, ouvidos desarmados e nenhum julgamento. E se nada disso resolver, o que é possivel, quem foi capaz de se doar a tal ponto já terá oferecido um oásis no deserto afetivo dessas pessoas, sejam elas solitárias fisicamente ou não. 

Se vamos dar conselhos às "mães" (e até aos "pais") de bebês reborn, que não sejam conselhos pejorativos; desses que desqualificam a inteligência ou as capacidades cognitivas delas. Muito menos a índole pessoal. O caráter. Ninguém conhece as angústias, o tamanho real da solidão, nem faz a menor ideia dos abalos estruturais por um possível trauma. Da confusão interna de quem chegou a tal ponto. 

Talvez não possamos fazer mais nada por alguém que sofre dessa carência tão profunda e doentia. Entretanto, se já é falha de caráter nossa, não tentar fazer algo para dar algum apoio, não termos nem respeito só pode levar a uma conclusão: nós também estamos necessitados de ajuda. Também estamos profundamente doentes... e sem bonecos.

...   ...   ...

Respeite autorias. É lei

domingo, 1 de junho de 2025

LULA E A NEVE

Demétrio Sena - Magé 

Há dois ou três dias (eu sou assim, em pouco tempo já não sei quando foi), a Nathalia mostrou pra mim uma postagem esquisita. Uma pessoa dizia em vídeo, que no Brasil não há neve. Nem no mais rigoroso inverno do Sul. Garantia que a mídia, em peso, espalha fak news em todo o território nacional, sobre neve no Sul. Só não disse uma frase, mínima que fosse, do sentido dessa profunda conspiração. Também não explicou por que não apenas a mídia, em peso, mas também muita gente que mora e/ou passeia em alguns estados sulistas garante que a neve cai, sim, pelo menos nos invernos mais rigorosos, por lá. 

Sabemos quem são essas pessoas que vivem de criar e disseminar as mais bizarras teorias da conspiração. Como vivem, o que comem, com o que se divertem (...não; não; elas nunca se divertem; estão sempre alarmadas e temerosas) e quem são seus ídolos políticos. Seus cérebros ainda não foram estudados e só o que se sabe, por dedução observatória, é que são minúsculos e confusos. Precisam de ajuda, mas não procuram nem aceitam, porque acham que são o topo da humanidade, que a humanidade é o Brasil e que um dia dominarão para sempre, essa humanidade; a fogo, ferro e religião única imposta para todos. 

São muitas e persistentes, as teorias da conspiração que essa espécie multiplica em sites, redes sociais e outros espaços da internet. O sucesso de suas empreitadas se deve ao fato de sermos um país cujo povo se deixa dominar com facilidade por arroubos políticos populistas, religiões brabas e gritantes e anúncios eternos do fim do mundo. Com base nos delírios desse povo, minha filha fechou a conversa com humor realista: 'Pai; alguém desse meio ainda vai dizer na internet, que o Lula está escondido em uma nuvem sobre o Sul, produzindo neve falsa e lançando sobre grande parte da região'. Alguém duvida?

...   ...   ...

Respeite autorias. É lei