sexta-feira, 26 de outubro de 2012

CHARMOSAMENTE SEM TEMPO


Ultimamente ando meio sem tempo... Não porque ande mesmo sem tempo, mas porque cheguei à conclusão de que já está ficando chato eu ter tempo para todo o mundo e sempre ouvir alguém dizer: "Sabe o que é? Eu ando sem tempo; tenho muitos compromissos; trabalho muito". Nestas horas, eu que também trabalho e tenho meus compromissos me sinto como se fosse à toa; um vadio; pessoa que não tem mais o que fazer e por isso incomoda os amigos, conseguindo separar um tempinho para enviar uma mensagem, dar uma ligada e de vez em quando até arriscar uma visita. Agir como perfeito cidadão tupiniquim, neste país tupiniquim metido a braço da Europa.
Mas estou aprendendo. E o tempo que sempre dediquei aos amigos sem tempo não vou acrescentar ao trabalho nem aos compromissos sociais, e sim às minhas filhas, por quem abri mão, feliz da vida, de uma série de compromissos formais, incluindo instituições literárias e algumas atividades econômicas extra-emprego. Minha mini-chácara está lá, no meio do mato, sempre à nossa disposição. Babe quem quiser, tenho belos momentos de rede, balanço, banho no tacho, leitura em voz alta, muitas brincadeiras e pequenas colheitas de limão, acerola, tangerina, pitanga, jamelão e mandioca.
Nunca mais ninguém saberá que tenho tempo, e com isso, todos me respeitarão muito mais. Principalmente quando eu fingir, cheio de charme, que estou estressado; coisa que não me ocorre. Quando alguém por acaso ligar para mim, perguntando onde estou, direi sempre que estou trabalhando; esteja realmente ou não, e detonarei o clichê que transforma o ser humano moderno em alguém admirável: "Olhe; me desculpe; mas estou muito sem tempo; trabalhando feito louco". Depois disso, falarei da nova casa de campo que adquiri para nada, pois não terei tempo de curti-la.
Todos vão ver: Serei o protótipo perfeito desse homem moderno que o mundo cultua, mas depois ninguém paga suas contas no analista. Confesso, entretanto, que será uma farsa; um charme; talvez até uma vingança íntima; só minha... Porque afinal, deixará todos felizes... Agora, com licença. Não tenho tempo de continuar. "Preciso dar duro", para ter muito dinheiro e não ter como gastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário