sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DIA DE GENTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Acordei ocupado. Bastante ocupado, esteja ou não, pois agora é a minha vez. Para me convencer disto, fui direto ao espelho e disse ao próprio reflexo: perdão, estou sem tempo; indisponível; pelo pescoço. 
Resolvi ter meu dia de "qualquer dia destes a gente se fala", como todos os dias todo mundo tem. Pelo menos todo mundo que eu conheço. Quero degustar o sabor de ser um anjo agridoce, que mistura simpatia com arrogância. Então assumo postura de grandeza humilde; realeza devidamente contida, que acolhe com um "chega pra lá"... mas com um gesto para lá de polido. Carinho superior, como se espera de quem é ou pelo menos está sofisticado, para quebrar a rotina.
Hoje lanço meus ares de bravura mansa. De quem gira discretamente numa cadeira de gabinete; sopra espirais de fumaça; reclina e declina de qualquer convite, bate-papo, talvez conversa fiada, pois hoje, qualquer conversa é fiada para o meu discreto assoberbamento. 
Quem puder me perdoe, mas também tenho essa humanidade que me faz deus, de vez em quando. Quase não a utilizo, pela pretensão de não ser pretensioso. Pelo temor das perdas que sempre vêm na carona desse deslize, porque já me consagrei como pessoa simplória; caipira disponível; poetinha carente; quase não pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário