sexta-feira, 2 de julho de 2021

AS RELIGIÕES E SEUS MALEFÍCIOS

Demétrio Sena - Magé 

Aprendi na prática, justamente com os que mais pregam que todo ser humano precisa de uma religião, que na verdade nenhum ser humano deveria sequer conhecer uma religião... muito menos cair em suas malhas. Desde os tempos mais remotos da história da humanidade, religiões têm sido as maiores causadoras ou parceiras nas desgraças que o mundo já sofreu e segue sofrendo.

Foram as religiões, inclusive, que levaram Jesus Cristo a morrer como criminoso, por ele pregar o amor, a paz e a igualdade, que são os ingredientes das pregações religiosas. Depois de matar Jesus, a maioria das religiões ainda passou a usar seu nome para cometer ou contribuir com atrocidades... ajudou e participou das mais cruéis ditaduras; criou inquisições sangrentas; empoderou governos genocidas mundo afora, como Adolf Hitler, o mais conhecido no mundo novo.

No Brasil, país conhecido como essencialmente cristão, as denominações cristãs predominantes sempre foram parceiras em potencial das mais cruéis ditaduras... ajudaram a perseguir opositores políticos de presidentes tiranos; entregaram e fizeram uso das parcerias com o poder, para oprimir também as religiões não cristãs.

Até houve períodos de alguma trégua, mas hoje, vemos mais uma vez as religiões cristãs brasileiras contribuindo com e participando de um governo ditador, perverso, violento e genocida. Empoderadas com essa parceria, voltaram a perseguir as religiões menos ortodoxas, notadamente as de matriz africana e todos os cidadãos alvos dos seus mais profundos preconceitos sociais, incluindo racismo, LGBTfobia, machismo e muitos casos de ódio a quem produz arte não reconhecida como conservadora e religiosa.

Há religiosos que não se enquadram nesse perfil de perseguidores, tiranos, fanáticos e capachos do poder, mas em tão baixa escala, que também acabam não enquadrados no perfil de religiosos. São cidadãos conscientes, dotados de amor ao próximo, avessos às maldades e à hipocrisia, que ainda conseguem crer no princípio da religiosidade... fazem sua parte como seguidores do Cristo fundador do cristianismo verdadeiro, e por isso vivem como peixes fora d'água em suas igrejas.

O ser humano precisa, sim, do que seriam as religiões, se não fossem contaminadas pela hipocrisia, a fome de poder, a vaidade, o egoísmo e a ganância... não do que as religiões nunca deixaram de ser e hoje se confirmam no quanto nós, brasileiros tachados de profanos por sonharmos com igualdade humana, social, vivenciamos de formas tão revoltantes e catastróficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário