Demétrio Sena - Magé
Recebo notícias de afeto em viagem, incluindo a boa nova de que fizera uma caminhada de quase duas horas sem ver nem um templo evangélico. A cidade mineira é pequena, mas conta com uma diversidade cultural fantástica.Tem cinema, mini-teatro, barracas de artesanato e um centro cultural com belas exposições de artes plásticas e fotografias produzidas pelos próprios moradores, além das peças externas.
Os moradores locais são bem pacíficos e gentis; tratam a todos com igualdade, não manifestam preconceitos e parecem felizes; bem resolvidos. Os templos católicos lá existentes têm uma função artística talvez maior do que religiosa: são bucólicos, barrocos, centenários e têm uma carga histórica e cultural capaz de gerar reflexões profundas sobre séculos passados, a colonização, a escravidão, injustiças e conflitos.
Sempre achei lamentável constatar que quanto menos igrejas (especialmente as evangélicas), mais cultura; menos medo; menos pressão, preconceitos e desigualdades. Quanto menos igrejas, mais calma, menos problemas emocionais, menos politicagem. Menos igreja, mais gentileza e respeito à diversidade humana; menos perseguição e vigilância sobre os gostos, manias, culturas e olhares pessoais sobre o mundo, a vida e a fé coletiva ou de cada um.
Não quero que as igrejas acabem. Respeito a fé religiosa que não se espalhe como ameaça. Gostaria que religiões não fossem inimigas das artes, das liberdades individuais, as diversidades humana, cultural, nem se atrelassem à política para pôr cabresto na sociedade. Igrejas não podem ter como desafio fechar pontos de cultura para construções de templos mais dedicados a lucro e dominação do que ao evangelho.
Eu ficaria feliz com a convivência pacífica entre católicos, evangélicos, budistas, umbandistas, outros religiosos, ateus e agnósticos, todos com direito a espaços respeitados... não vetados, banidos ou substituídos como estratégia de domínio. Preferia que meu afeto em viagem me dissesse que passou por templos diversificados e também cinemas, teatros, galerias e espaços esotéricos dispostos democraticamente.
... ... ...
Respeite autorias. É lei
Nenhum comentário:
Postar um comentário