quinta-feira, 24 de maio de 2012

SOBRE O ISTO E AQUILO DA SOLIDARIEDADE


Vivemos em um país inacreditável. Aqui, onde muito se lê filantropia, tenha cuidado: São enormes as chances de se ter que ler pilantropia. E quando alguma campanha espalhafatosa e massificada se diz em prol de crianças carentes, procure discernir bem os discursos das práticas: É quase certo que os alvos não sejam crianças nem carentes, mas, adultos parentes.
Ajude o próximo, sim, porém, ao pé-da-letra. Próximo é sinônimo de perto. Perto de sua casa e da casa de qualquer pessoa deste país há inúmeras famílias carentes que você pode adotar, não exatamente pondo-as em sua casa, mas ajudando como puder. Jamais terceirize, como é moda corrente, o seu auxílio em espécie. Não deposite quantias em contas de fundações, empresas multimídia, celebridades e outras instituições alardeadas na imprensa. Dificilmente sua contribuição chegará inteira em seus distantes necessitados. Maior parte ficará pelo caminho, em contas pessoais e nos pagamentos vultosos de serviços utilizados para elaboração e execução dos projetos ditos beneficentes.
Prefira crer e ajudar - e mesmo assim fiscalize a intenção da iniciativa, o destino e a consistência de sua ajuda -, quando pessoas simples, ao seu alcance, ou associações de sua comunidade realizarem campanhas emergenciais de arrecadação de alimentos, remédios, agasalhos e utilitários. Verifique se não há nenhuma conotação eleitoral, e se houver, não participe. Será pior para todos, especialmente para os necessitados, o sucesso de uma campanha que os torne reféns.
Ninguém fale que não falei das flores. Apenas fui realista sobre o perigo de algumas. E sabedor de que a verdade liberta, enveredei-me por ela mesmo sendo o caminho mais difícil, na tentativa de ajudar a libertá-lo, como fiz a mim próprio, para que você faça o mesmo pelo próximo... ao menos pelo próximo desavisado que atravessar seu caminho, especialmente nesses dias de muito festim, que antecedem mais uma eleição política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário