segunda-feira, 18 de novembro de 2019

SEM HORIZONTE/MULTIDÕES/UM NOVO OLHAR SOBRE A BÍBLIA/A REESCRITA DO AMOR

SEM HORIZONTE

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Nosso amor é tardio; veio tão depois
das pedradas de amores que me calejaram,
do cansaço e do medo que me refizeram;
amarraram meus sonhos em um porto frio...
Já não posso te amar, apesar deste amor
que faria estilhaços de vidas a mais,
criaria um tumor que chegaria em nós
pelos ecos dos gritos deixados no tempo...
O que temos não temos, é sonho furtivo,
não atrai horizonte senão por miragem,
é viagem que volta de lugar nenhum...
Eu te amo e me amas, isso nos resume,
nosso amor é cardume na garganta estreita
da baleia encalhada numa praia rasa...
MULTIDÕES

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem quiser me julgar, fique à vontade;
minha idade me diz pra ser sereno;
bem ameno; evitar ser puro sangue;
abrir mão de ser forte, pra ser sábio...
Caso tenha vontade, me condene;
vou à praça encarar a multidão;
ela geme o rancor que chega pronto
pra negar o perdão ao que nem sabe...
Multidões não processam evidências,
têm desvãos, reticências, reproduzem
o que mais lhes parece popular...
É mais fácil bater no apedrejado,
fazer coro - culpado é quem já gritam
os discursos, as bocas espumantes...
Se quiser me matar, não faltam armas;
armas feitas de símbolo e metal;
dedos duros precisam detonar...
UM NOVO OLHAR PESSOAL SOBRE A BÍBLIA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Faz tempo que li a Bíblia. Do Gênesis ao Apocalipse. O Novo Testamento, em separado, li algumas vezes. Não sou um profano inconsequente. Sei por que a Bíblia não é para mim um parâmetro de vida. Mas tem sabedorias que me tocam e vejo em Jesus Cristo um ser humano especial, cujos ensinamentos vale a pena observar.
Entretanto, não decorei a Bíblia. Nem a li com o objetivo de arrotar aos quatro ventos: "Está escrito no livro tal, versículo tal... Este ou aquele livro diz isto e aquilo naquele ou outro capitulo"... A Bíblia não é para recitais. Não é proibido recitá-la, mas esse não é o objetivo real nem central de seu manuseio.
Voltando a ler alguns textos bíblicos, retorno aos dez mandamentos e aos pecados capitais com um novo olhar sobre toda a Bíblia. Percebo que ela não é toda composta de ordens ou mandamentos. Tem conselhos, avisos, observações, opiniões, registros históricos e literatura. Nem tudo nesse livro é para salvar ou condenar a humanidade. Ainda que fosse cristão, acredito que neste momento meu olhar seria o mesmo, se eu me permitisse tirar conclusões próprias. Sem a intervenção e o crivo do meu líder denominacional.
A Bíblia só tem dez mandamentos. Definitivos. Não tem milhares. E só tem sete pecados que podem, efetivamente, condenar o ser humano. No Velho Testamento Deus dá as cartas, com dureza, vingança e castigo. No Novo Testamento Cristo propõe com amor, leveza e liberdade. A graça que substitui a velha lei, que não deu certo, por isso a substituição.
Foi dessa forma que vi o quanto a Bíblia continua sendo usada como arma, peso e aguilhão... como as atuais religiões cristãs estão atadas à crueldade, às guerras, às pragas e ao temperamento divino incontrolável, tirano e destruidor.
E pasmemos: o que ficou do Velho Testamento, que é essencial para o bem viver, as religiões relutam em aceitar. Sabem por quê? Porque dizem respeito à felicidade; ao bem do próximo. Os dez mandamentos não incluem preconceitos; não mandam segregar, oprimir, julgar, subjugar, destruir. Dizem para não matar; não roubar; não cobiçar o que é do próximo; honrar pai e mãe; amar... tudo pelo próximo; sem cobranças.
E os pecados capitais? Desde a gula, passando pela soberba e outros cinco, todos prejudicam o outro e só por isto são condenáveis. Com a Mão-de-ferro do Velho Testamento ou a graça do Novo, a Bíblia Mostra - desde o Êxodo - um Deus muito mais Preocupado com o homem do que com a Própria Grandeza e as escolhas humanas de foro íntimo, quando não causam danos ao outro.
A REESCRITA DO AMOR

Demétrio Sena

O amor pode achar outra saída,
quando vê que o sentido não se ajusta,
custa caro viver uma verdade
que faria da vida um peso eterno...
É preciso pensar sobre o sentir,
se nos fere um contexto conturbado,
faz o sonho mentir para si mesmo
como forma disforme de viver...
Nosso amor pode ser desconstruído
e refeito em essência inusitada
que mais nada pudesse contestar...
Poderemos amar sem perda e dano,
sem o cano da culpa em nossa testa,
se mudarmos o texto deste amor...

Nenhum comentário:

Postar um comentário