sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

NÃO ME CANSO - PROTAGONISTA - PLATÔNICO

NÃO ME CANSO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Minha voz toma o vento e galopa sem medo,
muitas vezes ecoa em desertos infindos,
porque sabe o segredo, é jamais se calar
mesmo quando percebe que ninguém escuta...
Gritarei quantas vezes o momento exija;
cantarei, direi versos e serei palhaço,
por saber que a verdade continua turva
e que o aço do espelho precisa ser visto...
Não me canso apesar da canseira que sinto,
minha terra tem fome de vozes expostas
Procurando respostas para tanto caos...
Apesar de perder todo chão sob o pé,
tenho fé no futuro e nas mentes pensantes
entre todas as mentes que perderam massa...
PROTAGONISTA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O correto é temer por ouvir um disparo;
não saber discernir entre tiro e festim;
é jamais dizer sim ao sossego em conflito
nem achar que viver é pelo menos isso...
Certo mesmo é ter nojo da cidade suja,
ficar sempre chocado ao saber de tragédia,
desprezar toda média, estatística, nível,
querer sempre o melhor duma vida comum...
Cidadão é quem tem o poder da repulsa
contra cada poder que segrega e reprime,
todo crime de morte, conduta e censura...
Não se pode aceitar que sofrer é normal;
nenhum mal seja visto como necessário,
porque bom é que o bem seja protagonista...
PLATÔNICO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Se não posso te amar como esperas de mim,
posso dar esse afeto que vai pro riacho;
há um sim marginal nos meus olhos pendentes
onde o tacho estendido pode se prover...
Não é falta de amor; é questão de província;
sou domínio, fronteira, marcação formal;
mal me furto aos pedaços para sonhos breves
à deriva dos nós em redor desse laço...
Correspondo à magia, mas me falta chão;
dar o pão do meu corpo é retirar bem mais
desse todo que o toldo já delimitou...
O que sobra do mar são correntes restritas
que se doam nos vãos do sermão social
das escritas das terras e das relações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário