segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

DOCE VIDA - TERRA ENTERRADA - IMPRÓPRIO - MAIS UM PASSO

DOCE VIDA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Há um mundo melhor quando bala perdida
é de anis, hortelã, tamarindo, morango,
pra que a vida nos faça degustar sabores;
converter nosso tango em terreiro de samba...
O que tem de ser bom seja em dobro; bombom
e assim rezaremos Ave-Mariola
em um tom colorido; risonho; fluente;
num suspiro de amor ou de creme de ovos...
Quando nossa esperança teimar em dar bolo,
vamos ser confeiteiros de bolo de festa,
porque sempre nos resta uma nova ilusão...
Tudo pode ser doce, apesar das mazelas;
saborize o viver com rodelas de sonhos
de amizades, de amores e de padaria...
TERRA ENTERRADA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

A noção de nação já se perdeu em nós,
hoje somos um feudo grandalhão e tolo,
uma voz com preguiça de mostrar o tom
desbotado e sem força para convencer...
Danação de quimeras mal revalidadas,
uma festa bizarra e servil da nação,
porque foram cortadas nossas energias
pra nos darem ração de verdades mentidas...
Somos terra enterrada num sonho baldio;
um país que vendeu a esperança medrosa
para o cio do circo de horrores formais...
Lá no fundo insondável da própria lerdeza,
no contexto maciço e tristonho de gado,
eis o povo mais povo dos povos do mundo...
IMPRÓPRIO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

O calar do meu corpo sufoca o calor
e parece um colar apertando a garganta;
uma cola na dor da santa inquisição
sobre minhas vontades escravas do sangue...
No calor de quentar os meus sonhos carnais
feito mãos no mormaço do fogão a lenha,
cresce o calo no colo desta solidão
prenha duma esperança que não vem à luz...
Há um nódulo ardente na minha virilha;
é a Ilha de Patmos do meu desejo
que não pode ceder ao ensejo da chama...
Meu calar me derrete no calor do colo
e promete ao colar um pescoço mais dócil,
pra que o dolo da carne seja culpa inerte...
MAIS UM PASSO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Muitas vezes me cansa estar aqui,
não por mágoa, sofrimento e preguiça;
só porque me percebo renitente
feito missa que se teima em latim...
Já não tenho missão que me complete,
perco tempo na sala do meu eu,
sou chiclete que agora é só borracha,
mas que a vida precisa mastigar...
Hoje a minha esperança é não tecer
uma nova esperança no vazio,
não achar outro fio nem meada...
Entretanto me canso do cansaço
e me rendo ao meu fraco, sempre forte,
pelo passo que acorda o coração...

Nenhum comentário:

Postar um comentário