segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

O PESO DA LETRA - AS NATUREZAS OPOSTAS DO PERDÃO - SER HUMANO ANTI-MARKETING

O PESO DA LETRA

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Perderá seus afetos quem falar da vida,
porque todo vivente se verá no espelho,
saberá que a ferida pode ser a sua
e ninguém deveria pôr o dedo nela...
Já perdi muita gente, por compor meus versos,
minhas prosas de mundo, sociedade, anseios,
esperanças e meios de sonhar e ser
ou estilos, verdades e comportamentos...
Um olhar sobre tudo pode custar caro,
pode até nos render a solidão e a pira,
quando a ira da massa quer nos ver queimar...
Têm as letras as forças que desnudam medos,
flagram dores, angústias, mazelas e ranços,
dão à luz os segredos que ninguém confessa...
AS NATUREZAS OPOSTAS DO PERDÃO

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Quem não cobra uma dívida; não se vinga de alguém que lhe fez mal... quem finge não entender ofensas, desfeitas e desconfianças; deixa para lá o desprezo, a injustiça e a preferência que o preterem, este sim, perdoa... mesmo que não fale manso, não se forje contrito e não sorria ou abrace a contragosto, por mandamento e promessa divina.

Muitas vezes, o perdão se faz acompanhar de reaproximação e festejo; regozijo e 'reconfiança'... mas tantas outras, de uma cautela que o bom senso recomenda, para que outro evento indesejado não torne tudo ainda mais grave que antes do perdão. Isso varia de perdoado a perdoado; de perdoador a perdoador, com os seus temperamentos e as previsões baseadas em alguma reincidência, por exemplo.

Também tenhamos cuidado com a seguinte hipocrisia: acharmos perdoável quem queremos perdoar ou que alguém perdoe, mas acharmos imperdoável quem não conseguimos nem aceitamos que o outro perdoe. É nesse ponto que o perdão perde a idoneidade, por se tornar seletivo e camuflar seus conflitos de interesses.

Tudo soma-se ao fato inquestionável que nossas asas são de cera... elas se derretem ao calor de momentos e não as recompomos com facilidade. Somos inapelavelmente humanos, por mais santos que pretendamos ser aos olhos de quem nos interessa por motivos nem sempre relevantes.
SER HUMANO ANTI-MARKETING

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Tenho a raiva que acalma o coração;
sou desleixo e me agrada ser vulgar;
sei negar o perdão e não pedi-lo,
como sei me assumir um anti-herói...
Muitas vezes capricho em não ser forte,
me recuso a viver a qualquer custo;
vejo a morte com olhos complacentes;
não me assusto; conheço a sua cara...
Eu discordo que a roupa me componha,
corpo é alma que às vezes veste o ar,
sonha e voa por todos os meus poros...
Quase nada que tudo sancionou
foi projeto que um dia elaborei;
não me cace num show de convenções...

Nenhum comentário:

Postar um comentário