terça-feira, 19 de junho de 2012

INTOLERÂNCIA NÃO COMBINA COM RELIGIOSIDADE


A religiosidade que oferece o céu é a mesma que pode nos lançar no poço da ignorância e do preconceito. Seja fiel sem fanatismo. Sem aqueles extremos de quem julga já não viver neste mundo. Lembre-se de que o provável paraíso prometido pelo possível Deus é futuro, e o planeta no qual vivemos é presente. Façamos deste planeta um lugar melhor para se viver, e sobretudo, amemos o próximo, ainda que os conceitos, ideologias e crenças do próximo sejam bem distantes dos nossos.
Admita que, se Deus existe, ninguém sabe tudo sobre Ele. Talvez ninguém saiba nada, e neste caso, todos estarão errados; logo, incluindo você e suas convicções. Pode ser também que todos estejam certos, ao seu modo, e todas as vertentes de religiosidade sejam rios que desaguarão no mesmo oceano. A única certeza que tenho é a de que os pretensos donos da verdade pecam por arrogância.  Cada um pela pretensão de que seu grupo é o único a entender o que está escrito em algum livro que supostamente rege a história deste universo. Universo, aliás, que a nossa estupidez resumiu ao mundo, ao planeta terra, no que tange a vida inteligente ou viável não espiritual.
Serei também arrogante, se acreditar que o meu ateísmo, talvez agnosticismo (seja qual for o nome, por ter que haver) me torna especial. Mais do que todos os seguidores de qualquer outro pensamento, posso estar errado. Eu e todos os poucos que pensam da mesma forma estamos na contramão da normalidade globalizada. Sendo assim, são enormes as chances de sermos nós os loucos.
Pensemos no ser humano como a mesma espécie recheada por diferenças que a tornam, por isso mesmo, fantástica. Um organismo cujas partes ou órgãos precisam mesmo ser diferentes, para um bom funcionamento.
Harmonia se opera com diversidade. Sintonia é sinfonia. São inúmeros os instrumentos tocando as mesmas canções. Não deixemos que a nossa ideia tirana de concerto acabe desconcertando os outros; a humanidade restante. Tal tirania pode prejudicar, fatalmente, o belo e grande show da vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário