terça-feira, 5 de junho de 2012

LIVROS: AME-OS OU DEIXE-OS


Abrir um livro é como iniciar uma relação amorosa. Não há como saber no que vai dar. Nem o leitor é obrigado a manter essa relação até que a última página o declare alforriado.
A ideia de que namorar livro seja compromisso irremediável de casamento é o que sempre afasta a maioria dos jovens. Crendo que terá de ler até o fim, seja a leitura boa ou péssima, dinâmica ou maçante, a criança ou o adolescente prefere nem iniciá-la. Feito isto, a preguiça reina por toda a vida. Não se desenvolve o hábito saudável de ler.
Temos o direito de não gostar de um livro. Mas não é direito julgá-lo pelo volume ou a estampa, sem tentar conhecê-lo. Só é possível sabermos se a leitura vale a pena, depois de lidos ao menos o prefácio, a possível apresentação e duas ou três páginas do conteúdo. Se forem versos, artigos, crônicas ou minicontos, que tal sortearmos alguns trabalhos?
O hábito de ler é adquirido livremente; não acolhido via imposições culturais ou acadêmicas. E a exemplo de roupas, guloseimas, programas diversos, cada modalidade literária tem seu público. Leitores têm preferências, gostos pessoais e não devem ser desrespeitados. Por isso há tantos estilos, modalidades e temas nas livrarias.
Dia destes visite uma biblioteca e paquere livros. Você pode “azará-los” com os olhos, as mãos e até as narinas. Se gostar de algum, não custa nada iniciar uma relação. Caso não goste, ao fazê-lo, basta pô-lo de volta na prateleira, sem sequer beijar. Muito menos fazer amor, pois não houve promessa.
Tenho certeza, no entanto, de que se você amar esse livro, haverá casamento. Ficarão juntos até que o fim da leitura os separe – como sempre juram casais aos pés do altar.
Em suma, depois de conhecer o sabor da leitura você nunca mais tomará jeito. Não poderá ver uma barra de página ou capa de livro, sem desejar ler. Aí serão incontáveis as aventuras em prosa e verso, amores, fantasias e sonhos mundo afora.
E não se preocupe: Livros não são ciumentos. Ademais, o seu casamento não será somente com um livro, e sim, com o reino da leitura. Portanto, nenhuma infidelidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário