quinta-feira, 16 de agosto de 2012

JUSTIÇA ALÉM DA ESTÁTUA

Talvez seja tempo de se mudar a estátua da justiça, e já passou do tempo de a justiça deixar de ser estátua nas horas mais importantes para o sentido que a sua instituição deve ter. A justiça precisa enxergar de vez ou ficar definitivamente cega. Ter os olhos vendados quando lhe é conveniente gera muita injustiça; deixa de fazer jus ao nome. Com a estátua desvendada e a justiça, propriamente, assumindo seu papel e deixando de ser estátua, os clamores de um povo injustiçado serão atendidos. Os menos favorecidos econômica e socialmente já não mais nascerão culpados, e os abastados, deixarão de ser inocentes por antecipação, mesmo quando abarrotados de culpas.
Tem que haver no meio da velha preguiça estatutária, na má fé, no egoísmo e na frieza dos que incham seu sistema, quem desperte prá boa rebeldia. Quem vire a mesa, levante o tapete e faça ver a sujeira que se oculta sob tanta opulência. Tal sistema tanto estatuatário quanto estatutário tem que ser revisto, revirado e recomposto, para que o país cresça como nação. Não apenas como a casa que os governos dizem eternamente arrumar, mas só o fazem no contexto da decoração política e na ostentação de um crescimento econômico e social que a sociedade não vê. Apenas uma parcela, e justamente a que nunca sofre, mesmo quando o país está oficialmente no fundo do poço.
Temos que ter uma justiça que haja com igualdade a favor de todos, ou contra todos, quando for caso de fazê-lo. Seja como for, sempre pelo bem do cidadão que preza pelo correto, justo, legal. Sonhamos com uma instituição que seja dura com os corruptos de qualquer classe, escalão e cultura. Que ofereça defesa aos pobres e ricos; aos influentes ou não, e nunca se deixe vender por dinheiro, facilidades e poder maior. Muito menos se deixe intimidar pela força hierárquica dos que fazem as leis.
Essa estátua precisa de uma luz... E o que ela representa precisa de um clarão, para que toda inocência largue o peso da cruz que a vitima e deixe de ser julgada por aparência, raiz, berço e conta bancária. Isso vai ocorrer um dia, quando a justiça olhar prá lei com desejo real de desvendar e banir os mistérios que a cegaram. Os mistérios que desonraram a estátua em seu significado original e fizeram da instituição mais uma estátua... E nada mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário