segunda-feira, 16 de julho de 2012

RONALDINHO E SOCIEDADE


Flamengo versus Nova Iguaçu. Jogo muito esperado pelos torcedores do Flamengo, ansiosos pela estreia de Ronaldinho Gaúcho. Mais esperado ainda pelo próprio jogador e a cúpula do time, que aguardaram com paciência o bom agouro da partida contra uma equipe supostamente fraca e sem tradição. Momento perfeito para um bom desempenho que fizesse a "estrela da estrela" brilhar.
Contrariando a expectativa dos menos apaixonados, foi um jogo fraco e sem graça. Os dois times não brilharam. Mesmo assim o Nova Iguaçu perdeu, para consolo do Flamengo, da torcida e do Ronaldinho, que não foi o autor da vitória flamenguista. Não foi, mas todos os holofotes da mídia se voltaram para ele. De nada valeu para o jogador Wanderlei acertar o chute que ocasionou a vitória escassa por um a zero; ser o salvador. Ele não podia ser o destaque do dia, mesmo que fizesse três ou mais gols. A ocasião, as câmeras, os microfones, o apupo da torcida hipnotizada, isso tudo era do gaúcho.
... Não é só no futebol que ocorre um endeusamento equivocado e distorcido como esse. Nas famílias, greis, empresas e classes escolares existem estrelas incondicionais. Aquelas figuras que brilham com ou sem mérito e levam créditos seus e dos outros. Legítimos ou forjados. Uma realidade que frustra os demais valores, talentos e habilidades ou simples esforços de pessoas nunca reconhecidas, pelo menos devidamente. Pessoas injustiçadas e vítimas de perseguições; pechas; preconceitos.
É preciso que os líderes (pais, religiosos, sindicais, patrões e professores) aprendam a reger com justiça e total imparcialidade. Filhos, fiéis, afiliados, funcionários e alunos costumam sofrer bloqueios que minguam rendimentos, quando convivem com colegas estrelas e sofrem comparações injustas, ainda que veladas. Não há espírito desportivo que suporte obscuridade ou escanteio, quando sabe que não merece tratamento semelhante.
Se você lidera, chefia, rege ou preside, olhe bem sua equipe. Pode ser que de alguma forma equivocada, você endeuse uma só pessoa e seja indiferente a outras que merecem mais atenção. Tenha cuidado, pois não raramente vemos apenas uma, talvez duas, não mais do que três estrelas, onde na verdade habita uma constelação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário