terça-feira, 20 de dezembro de 2011

A EDUCAÇÃO COMO PARCERIA


Criança não ouve os pais. Observa-os. Os filhos sabem, como ninguém, avaliar a coerência ou as contradições entre o que é dito e feito não só pelos pais, mas por todos os adultos com os quais convivem.
Quem acha que educa os filhos agredindo verbal e/ou fisicamente se engana. Pode até amansá-los dentro de casa pelo medo, a coação, mas cria pessoas problemáticas para o convívio nas ruas, na escola e nos outros meios sociais. Que se vingam depois, das agressões que sofrem, sabendo que são manifestações da hipocrisia daqueles que não têm argumentos convincentes para para o que exigem mas não vivem. Querem que os filhos sejam, como pessoas, o que eles não sabem ser.
Como é, inevitavelmente, uma espécie de extensão das famílias, a escola surte efeitos similares na vida da criança e do adolescente. O professor lhe ensina o que sabe de sua disciplina, mas ensina a reboque o que ele é: Gentil ou agressivo; respeitoso ou debochado;
ético ou antiético; longânimo ou precipitado; generoso ou mal; solidário ou egoísta. No mesmo passo, o aluno aprenderá a ser aplicado ou displiscente, a partir de suas observações de quem a princípio, até que se prove o contrário está ali para educá-lo.
Muitos educadores sofrem com turmas indisciplinadas, desatentas, mal humoradas e agressivas, exatamente pelo que são, que deteriora o que sabem. Às vezes são excelentes professores mas não conseguem formar cidadãos, pessoas sãs e felizes, mesmo quando formam bons profissionais.
A verdade é que um grande número de educadores ainda nem acordou para uma importante mudança de conceito que a realidade ocasionou. O termo professor (aquele que ensina, reproduz conhecimentos fromais e científicos) foi substituído pelo termo educador (aquele que educa; forma cidadãos; é parceiro dos pais; da família). Pena que o conceito mudou, mas postura de todos é a mesma.
Parceria é palavra de ordem na educação. Se a família, os educadores e a sociedade se unirem para uma formação global e continuada de nossas crianças e adolescentes, o futuro surpreenderá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário