segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

ORGULHO DE SER EDUCADOR


Quis ser educador por causa da "D. Ondina", primeira professora, que se destacava das demais numa época de muita repressão escolar. Era doce, atenciosa, e voltava quantas vezes fosse necessário, a uma lição que a turma ou simplesmente um aluno inistisse em não entender. Além disso, identificava os problemas dos alunos que os tinham de forma preocupante, sempre ajudando a resolvê-los em harmonia com os pais.
Mais tarde, quando fazia o antigo ginasial, quis ser educador por Causa da Florinda Lombardi, a Ivone Boechat, o Laerte Leocornil, o Adalto, o Geraldo Mattos, a Marilene Barcellos, a Mariângela Yanase. Tantos outros, que por uma injustiça bem própria do ser humano fogem à memória, tornaram bem mais acentuado o meu desejo de ser educador, tão somente para imitá-los. 
Esse desejo se fez ainda mais forte no então segundo grau, tornando-se irresistível, por conhecer Darci Ribeiro. Tomar consciência de Paulo Freire. Aproximar-me de Márcia Câmara e de Janete Jasmim. Ter amizade mais estreita com o mais louco de todos os educadores que já conheci, que é o Isac Machado de Moura.
Tenho orgulho de ser educador. Ser colega da Rita de Cássia Junger; da Rosinéa Dias; do Reinaldo José Ferreira (já saudoso); da Benedita Silva de Azevedo, a Eliana Malheiros, o Sérgio Macedo e a Lucínea. Muitos outros que a velha injustiça faz esquecer, por não serem tão próximos ou famosos.
Jamais quis ser político. Os motivos fazem a contramão dos que me tornaram educador. Não teria qualquer orgulho, e se quisesse tê-lo, por meio de ações, amargaria uma solidão infinita. Habitaria um profundo inferno, vendo queimadas as boas intenções, como sempre aconteceu aos educadores que se tornam políticos neste país cujo poder público é avesso à educação. Prega educação nas suas conveniências, mas é avesso. 
Sobretudo, assim como Darci Ribeiro - embora jamais me compare a ele -, não quero estar na pele desses políticos, cada vez que a justiça metafísica ou extra-humana resolver cobrar o preço de suas vitórias sórdidas contra todas as formas de educar. Formas legítimas, genuínas e desprovidas dos interesses eleitoreiros que escrevem a história desta nação.

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