segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

SÍNTESE DO UNIVERSO


A máxima de que o mundo é pequeno se evidencia no poder de síntese do haikai. Não é só o mundo. O universo é pequeno e pode ser decantado com perfeição nas 17 sílabas desse poema que se traja de frieza e burocracia. Só se traja, porque mesmo sob esse pano, emociona; sensibiliza. 
Têm o mesmo poder as artes plásticas. Elas desenham ou modelam o mundo, o universo, a vida, fazendo-os caber na moldura ideal dos olhos. Na janela ocular do raciocínio e da sensibilidade, misturando cores, traços e formas e harmonizando a pluralidade caótica do que existe.
Quando letras e artes ficam juntas é como se esse todo, hermafrodita, fizesse amor consigo mesmo e gerasse a profusão do verbo, dos tons, os sulcos e relevos que o explicam. Inexplicavelmente explicam.
O artista plástico Fiuza e a escritora Benedita Silva de Azevedo* unem haicai e artes plásticas numa exposição surpreendente. O haikai é um poema visual. Retrata um momento, um cenário, como se fotografasse. As artes plásticas escrevem o mundo em suas cores e/ou formas, como se poetassem. Nada mais harmônico, então, do que o casamento de ambas as modalidades.
Na exposição síntese, as letras e as artes não têm nomes. Têm assinaturas, mas não nomes. São assinaturas universais, como a síntese das peças em lua-de-mel nesse evento que nos convida a pensar; vivenciar; sentir.

*Fiuza e Benedita, de Magé, promovem uma exposição de artes plásticas e haikais no Centro Cultural Aloízio Azevedo, no distrito mageense de Guia de Pacobaíba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário